Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4177 | Euro R$ 6,3409
Search

'O Agente Secreto' vence Melhor Filme de Língua Estrangeira do Critics Choice Awards

Apesar da vitória, a entrega do prêmio causou controvérsia, visto que aconteceu no tapete vermelho

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de janeiro de 2026 - 16:38
O Agente Secreto concorreu nas categorias de Melhor Ator e Melhor Filme em Língua Estrangeira, vencendo a segunda
O Agente Secreto concorreu nas categorias de Melhor Ator e Melhor Filme em Língua Estrangeira, vencendo a segunda -

"O Agente Secreto", filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira na premiação 'Critics Choice Awards 2026', no último domingo (4).

O longa brasileiro tinha como concorrência na categoria; Foi Apenas um Acidente, A Garota Canhota, No Other Choice, Sirāt e Belén. O filme também teve uma indicação na categoria Melhor Ator, pela atuação de Wagner Moura, mas foi superado por  Timothée Chalamet, pelo filme "Marty Supreme".


Leia também

Show de Serggio Torres celebra obra de Milton Nascimento no Rio

Chuva ou Sol? Veja a previsão do tempo para a primeira semana de janeiro


A entrega do prêmio não aconteceu durante a premiação principal, e sim no tapete vermelho da premiação, sem transmissão oficial, discurso de vencedor ou aplausos. Durante a entrega, Kleber nem acredita que o filme venceu a premiação, visto que estava sendo entrevistado e do nada recebe o troféu.

Mais tarde, durante a premiação, Wagner e Kleber foram chamados para entregar a principal categoria da noite, a de Melhor Filme. Na hora de anunciar os indicados da categoria, o diretor disse que era uma honra apresentar a premiação, e o ator completa "Ou, como chamamos no Brasil, melhor filme estrangeiro", dando uma cutucada na desorganização do evento.

Kleber Mendonça Filho recebendo o prêmio durante o tapete vermelho, ao lado de sua esposa, Emilie Lesclaux
Kleber Mendonça Filho recebendo o prêmio durante o tapete vermelho, ao lado de sua esposa, Emilie Lesclaux |  Foto: Reprodução

Além da indicação pelo filme, Wagner também concorreu a Melhor Ator Coadjuvante , pela série "Ladrões de Drogas", mas também não conquistou a premiação, que foi de Owen Cooper, pela série "Adolescência".

Na categoria de melhor ator, Wagner disputou com; Leonardo DiCaprio, por "Uma Batalha Após a Outra", Joel Edgerton, em "Sonhos de Trem"; Timothée Chalamet, em "Marty Supreme"; Ethan Hawke, por "Blue Moon" e Michael B. Jordan, em "Pecadores".

Na de melhor ator coadjuvante, os concorrentes eram; Patrick Ball, por "The Pitt";  Billy Crudup, por "The Morning Show"; Ato Essandoh, em "A Diplomata"; Wood Harris, por "Forever"; Tom Pelphrey, em "Task: Unidade Especial" e Tramell Tillman, em "Ruptura".

A premiação é promovida pela Associação dos Críticos de cinema (BFCA) dos Estados Unidos, sendo uma das premiações mais valorizadas da temporada antes do Oscar, que acontecerá no dia 15 de março.

O Agente Secreto ainda está nos disponível para assistir nos cinemas brasileiros.

Matérias Relacionadas