Parada do Orgulho LGBTI+ chega a São Gonçalo neste domingo (19)
Entre as atrações, estão confirmadas o Bonde das Maravilhas e Inês Brasil

São Gonçalo será o palco da 22ª edição de sua Parada da Liberdade LGBTQIAPN+ neste domingo, 19 de outubro. Consolidada como um dos maiores atos em defesa dos Direitos Humanos do estado, a manifestação popular se posiciona com o tema "Soberania, Liberdade e Direitos: Por um Brasil livre da LGBTfobia", cobrando a efetivação de políticas públicas para as cerca de 100.000 pessoas das comunidades LGBTQIAPN+ do município. O tema de 2025 dialoga com o cenário nacional, mas aterrissa na realidade local.
Soberania, para o movimento, se manifesta na defesa de um Brasil democrático, mas também na autonomia sobre corpos e identidades, e na valorização do território gonçalense como cenário de construções simbólicas e materiais. Liberdade é entendida como a garantia das múltiplas possibilidades de expressão – de gênero, culturais, artísticas e políticas – e se materializa na nossa teimosia em ocupar as ruas. E os Direitos são a ferramenta para uma cidadania plena e com dignidade, exigindo que as leis e decisões do STF se transformem em acesso real.
Leia também:
Brasil se destaca na passarela da Victoria’s Secret
Festival literário movimenta a FFP-UERJ de São Gonçalo em outubro
A Parada deste ano dará destaque a quatro eixos de luta urgentes, incluindo a aplicação efetiva da Política Nacional de Saúde Integral LGBT (Portaria MS 2.836/11), com destaque para a necessidade de um ambulatório trans; a implementação do Conselho Municipal de Direitos LGBTQIAPN+ (Lei Municipal 1.130/2020), que nunca saiu do papel; a luta por mecanismos de justiça, como um polo da DECRADI (Lei Estadual 5.931/11); e a criação de programas de empregabilidade eficazes.
Para Félix Lino, presidente do Grupo Liberdade, o ato é um exercício de cidadania. "A Parada é o momento em que nossa comunidade mostra sua força. Este ano, estamos nas ruas para afirmar que a soberania do Brasil passa pela soberania dos nossos corpos, e que não há democracia plena sem a garantia de liberdade e direitos para toda a população LGBTQIAPN+."
O evento, que é uma realização do Grupo Liberdade Santa Diversidade com a participação de outros movimentos, como GRUPO GAY ATITUDE, ASSOCIAÇÃO GONÇALENSE LGBTI+, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA, CIDADE NO FEMININO, RESOLUÇÃO SOLIDÁRIA SG, FORÚM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, INSTITUTO TRANS FAVELA DA MARÉ, entre outros movimentos, celebrará a potência da cultura local e seu diálogo com vozes LGBTQIAPN+ de destaque nacional.
Este ano, a Parada conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, com o programa Rio Sem LGBTIfobia do Governo do Estado e do Grupo Arco-Íris
O trio do Grupo Liberdade terá como atração principal o cantor Gael Vicci, ex-participante do programa "Estrelas da Casa" (TV Globo, 2024), e contará também com a DJ Nanda Machado, os Anjos da Diversidade, e os talentos locais DJ Chefinha, DJ Kora, o cantor Luky Lk e DJ Paulo Rodrigues, e homenagearam pessoas que contribuem pela pluralidade e diversidade na cidade de São Gonçalo, como: Madrinha Francine Montibelo, da escola de Samba Porto da Pedra, e a Rainha de Bateria Andrea Andrade, que será a Musa. Eloá Rodrigues Miss internacional Queen Brasil e Channel que é um grande sucesso do programa 'Mostra Mala' também participou do Drag Race Brasil 2° temporada.
Rod Gomes, Diretor de Comunicação do Grupo Liberdade, complementa: "É um ato que celebra a cultura que brota da periferia, do funk ao vogue, mas que também abraça expressões como o balé e as artes plásticas. Serve de plataforma para as demandas urgentes dos nossos artistas. Convidamos a imprensa a cobrir não apenas um evento, mas um movimento que pulsa e exige seu lugar de direito." Sobre o Grupo Liberdade: Fundado em 2002, o Grupo Liberdade Santa Diversidade foi o primeiro grupo de luta e defesa dos direitos LGBTQIAPN+ a ousar interiorizar a militância na região leste do estado do Rio de Janeiro.
Em 2004, o coletivo realizou a primeira Parada do Orgulho em uma cidade metropolitana vista como do interior, um marco histórico. Ao longo dos anos, o Grupo Liberdade tem atuado na promoção da diversidade e dos direitos humanos, discutindo e elaborando políticas públicas de impacto para as comunidades LGBTQIAPN+ de São Gonçalo.
No trio do Grupo Gay Atitude estão confirmados a panterona Inês Brasil, que vai divertir o público com sua energia e carisma e o Bonde das Maravilhas, que vai desafiar o público a fazer o “Quadradinho de Oito”.
Com forte atuação em ações voltadas à empregabilidade e inclusão social, a ONG também é idealizadora da Feira de Empregabilidade LGBTI+, promove rodas de letramento em escolas e realiza campanhas contra a LGBTI+fobia. Em parceria com o Centro de Referência LGBT+ da Prefeitura de São Gonçalo, desenvolve projetos sociais que impactam diretamente a vida da população local.
“Queremos transformar São Gonçalo em uma cidade mais inclusiva e plural, com projetos que unem cultura, empregabilidade e cidadania”, destaca o presidente do Grupo Gay Atitude Walace Ferreira.
SERVIÇO:
O quê: 22ª Parada da Liberdade LGBTQIAPN+ de São Gonçalo RJ
Quando: 19 de Outubro de 2025 (domingo), a partir das 13h (concentração)
Onde: Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, em frente à antiga prefeitura. São Gonçalo - RJ