Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,3399 | Euro R$ 6,2685
Search

Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris

Mateus Rosa, de 9 anos, é um criança com autismo e pinta quadros desde os dois anos; As obras serão expostas no Louvre nos dias 17, 18 e 19 de outubro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de outubro de 2025 - 10:51
O jovem artista começou a pintar quadros quando tinha dois anos e sete meses
O jovem artista começou a pintar quadros quando tinha dois anos e sete meses -

Um artista mirim, natural de Campina Grande, na Paraíba, se prepara para realizar um grande sonho internacional. Mateus Cavalcanti Rosa, de 9 anos, foi convidado para expor suas obras de arte em um dos principais museus do mundo, o Museu do Louvre, em Paris, ainda neste mês de outubro.

O jovem artista começou a pintar quadros quando tinha dois anos e sete meses, logo depois de receber o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi por meio da arte que ele conseguiu enfrentar vários desafios e desenvolver habilidades.


Leia também:

'Sebastiana': Cineasta niteroiense dirige curta-metragem vencedor de prêmios em festivais pelo Brasil

Caravana de Arte e Lazer vai levar diversão e brincadeiras para crianças no Mutuá e Mutuapira


Em entrevista a O SÃO GONÇALO, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti Rosa, 39 anos, mãe do artista paraibano, contou sobre o hiperfoco do filho pela arte.

"O Mateus foi diagnosticado com 2 anos e 7 meses, mas já vínhamos em investigação desde 1 ano e 7 meses. Foi a terapeuta ocupacional Lys Ribeiro que descobriu o hiperfoco dele pela pintura. Ela percebeu que ali poderia ser um caminho para o desenvolvimento do Mateus, que na época era não verbal ainda. E a partir da pintura eu comecei a incentivá-lo e nós criamos um vínculo afetivo muito especial, momento em que ele começou a falar durante as vivências de pintura", explicou Maria Eduarda.

  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
    Câmera 1/2
    Mateus e a terapeuta ocupacional Lys Ribeiro
    Fullscreen
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
    Câmera 2/2
    Mateus foi diagnosticado com 2 anos e 7 meses
    Fullscreen
Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris

A família de Mateus esteve presente durante todo o processo de desenvolvimento artístico do menino, oferecendo todo o suporte necessário para sua evolução. Os quadros de autoria dele são compartilhados nas redes sociais, e vistos e comprados por pessoas do país inteiro. "Nós divulgamos e comercializamos algumas obras no Instagram (@eleartista), e outras deixamos no acervo da família para exposições", afirmou a mãe do artista mirim.

Exposição nacional e convite internacional

As obras de Mateus estão sendo expostas, desde agosto deste ano, no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande, realizando seu desejo de que os quadros pudessem estar nos museus e na casa das pessoas. A exposição, que conta com 17 obras que contam a história de Mateus com a pintura e desenvolvimento desde os 2 anos e 7 meses, vai até o mês de novembro. 

  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
    Câmera 1/4
    Fullscreen
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
    Câmera 2/4
    Fullscreen
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
    Câmera 3/4
    Fullscreen
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
    Câmera 4/4
    Fullscreen
Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris
  • Artista mirim da Paraíba vai expor no Museu do Louvre, em Paris

Mas, ainda que realizado em sua cidade natal, Mateus foi surpreendido, junto à sua família, por um convite internacional: as obras do jovem artista serão também expostas no Museu do Louvre, em Paris, onde estão quadros como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

"O convite surgiu de uma galeria de Paris, através da mediação de uma seguidora das redes sociais que já conhecia o trabalho dele e me perguntou se eu tinha o portfólio dele em inglês. Ele se sentiu muito feliz, era um sonho antigo dele, que já tinha feito até um desenho em 2022 sobre esse desejo", contou a mãe de Mateus.

Desenho de Mateus Rosa pedindo para ir a Paris, na França
Desenho de Mateus Rosa pedindo para ir a Paris, na França |  Foto: Arquivo Pessoal

"Quando eu o iniciei os estímulos com a pintura pela indicação da terapeuta ocupacional, não imaginava que Mateus fosse virar um artista. Era apenas uma mãe querendo ouvir o seu filho falar pela primeira vez, mesmo que não fosse a palavra “mamãe”. Eu não tinha expectativa de algo profissional, era apenas uma forma lúdica de fazê-lo se desenvolver e ter autonomia.

A exposição acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro.

Matérias Relacionadas