Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6151 | Euro R$ 6,2917
Search

Evento em Cannes marca entrada de Maricá no mercado mundial do audiovisual

O renomado ator José de Abreu, um dos consultores do projeto, fez uma palestra para explicar como ele funcionará, no principal festival de Cinema no mundo, em Cannes, na frança, nesta quarta-feira (14)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de maio de 2025 - 19:29
José de Abreu explicou como será o projeto
José de Abreu explicou como será o projeto -

A Prefeitura de Maricá deu um novo passo na internacionalização da produção cinematográfica ligada ao município: a cidade lançou, nesta quarta-feira (14/05), a Maricá Film Commission. Durante o coquetel, que aconteceu no principal Festival de Cinema do mundo, realizado em Cannes, na França, o ator José de Abreu apresentou para produtores, empresários e possíveis investidores como atuará o novo órgão.

O evento contou, ainda, com a presença da ministra de Estado de Cultura, Margareth Menezes. A Film Commission de Maricá, que terá o renomado ator José de Abreu como um dos consultores e acompanhará a apresentação do projeto para o mundo, atuará como facilitadora entre os produtores e o poder público, oferecendo suporte logístico, agilidade em processos de autorização e promoção do município no Brasil e no exterior.

“Maricá é uma cidade fora do comum. Há dois anos frequento o município e não paro de me surpreender. Em quatro anos, podemos fazer um belo portfólio. Estamos abertos a trocar ideia. O que tenho feito, por enquanto, é conversar com os produtores de cinema. Queremos ser parceiros do cinema brasileiro. Acho que será uma experiência interessante”, acredita o ator.


Leia também

Acidente entre caminhão e dois carros de passeio na Alameda deixa trânsito confuso em Niterói

Maio Amarelo: DER-RJ realiza blitz educativa na RJ-106, em Araruama


Uma Film Commission é um órgão que promove uma cidade como destino para produções audiovisuais, oferecendo suporte a produtores por meio da facilitação de autorizações, acesso a locações, redução de burocracias e articulação com serviços locais. O órgão está sendo lançado com o objetivo de posicionar Maricá como um polo estratégico para a produção audiovisual no Brasil, atraindo filmagens, coproduções e parcerias internacionais.

A secretária de Comunicação Social de Maricá, Danielle Oliveira, ressaltou o objetivo da Film Commission. “Dar visibilidade aos nossos talentos, territórios e cultura é essencial para consolidar Maricá como um destino criativo e inovador. A Film Commission nasce para comunicar mais que locações: ela expressa uma visão de cidade que valoriza sua identidade e reconhece a cultura como pilar de desenvolvimento. Viemos formar parcerias e contar histórias que brotam de nossas paisagens e vozes. Com o audiovisual, essas histórias podem alcançar o mundo”, acredita.

Entre as metas estabelecidas para os próximos anos, estão a produção de três longas-metragens, dois documentários, uma série, quatro curtas-metragens, três mostras ou festivais e a realização de um festival de cinema próprio. Também estão previstos 12 cursos voltados à capacitação de profissionais da cidade.

Criado em 1946, o Festival de Cannes é tido como um dos mais relevantes eventos do setor audiovisual, reunindo anualmente cineastas, produtores, distribuidores, atores e representantes de grandes estúdios do mundo inteiro.

Matérias Relacionadas