Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6814 | Euro R$ 6,3899
Search

Estudantes da UERJ, em São Gonçalo, criam vaquinha virtual para participar do Fórum Internacional de Pedagogia em Pernambuco

Grupo de alunos da Faculdade de Formação de Professores representa o município e apresenta trabalhos em evento internacional, que acontece de 28 e 30 de maio

relogio min de leitura | Escrito por Felipe Galeno | 08 de maio de 2025 - 18:54
64 estudantes viajam para Serra Talhada, em Pernambuco, para representar São Gonçalo no evento
64 estudantes viajam para Serra Talhada, em Pernambuco, para representar São Gonçalo no evento -

Um grupo de 64 estudantes da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) vai representar São Gonçalo em um dos principais eventos acadêmicos de pedagogia do país. A delegação de alunos vai viajar para Serra Talhada, em Pernambuco, para participar do XV Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), que acontece de 28 e 30 de maio. Para ajudar a arcar com todos os gastos da viagem, eles criaram uma vaquinha virtual, através da chave pix (21) 97017-4060.

Ao todo, o campus São Gonçalo tem mais de 70 trabalhos aprovados no evento, que promove a divulgação de trabalhos de pesquisa produzidos por estudantes de graduação de Pedagogia e áreas afins. A Universidade oferece o custeio da viagem, mas os gastos não cobrem todas as despesas, como explica a estudante de História Jéssica Telles, de 25 anos.

“A UERJ custeia a nossa viagem durante os dias de congressos, mas não durante os dias de estrada. Serão quatro dias de ônibus; dois dias para ir e dois dias para voltar. Por isso, estamos fazendo essa vaquinha: para custear nossa alimentação, banhos, etc., durante os dias de estrada. Garantir a segurança alimentar dos estudantes durante esses dias é muito importante”, explica Jéssica. Ela é coordenadora do Coletivo Estudantil Negritude e Ancestralidade (Cena), movimento social que organiza a campanha de arrecadação.


Leia também:

Comércio de Niterói se prepara para o Dia das Mães com promoções e otimismo

➢ Papa Leão XIV: Vaticano anuncia Robert Prevost como novo sumo pontífice da Igreja Católica 


Para os alunos, a participação no evento é importante porque representa uma oportunidade de levar mais vozes periféricas da Região Metropolitana do Rio para o centro do debate sobre ensino e educação que o evento propõe. O estudante de Letras William Baptista, de 23 anos, que participou do FIPED no ano passado, destaca que o Fórum abre espaços de troca e discussão para estudantes que vieram de contextos marginais.

“A gente não tem mais um grupo pequeno falando sobre a periferia. A gente tem a própria periferia, hoje, falando sobre diversas coisas. Temos uma pessoa da periferia de São Gonçalo que vai para lá falar sobre tecnologia dentro da matemática; a gente tem uma pessoa que vai falar sobre metodologia antirracista; uma pessoa que vai para lá falar sobre o lugar do funk dentro da literatura. Acho muito interessante quando não se representa só a periferia, mas quando essas vozes marginalizadas encontram essa forma de se representar e abrir novas portas”, destaca William, que dirige o jornal universitário Glória Maria.

Para ajudar a arcar com todos os gastos da viagem, alunos criaram uma vaquinha virtual
Para ajudar a arcar com todos os gastos da viagem, alunos criaram uma vaquinha virtual |  Foto: Reprodução

A estudante de História Fabiana Souza, de 25 anos, destaca que a participação ganha uma importância especial neste ano, em que a UERJ-FFP foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

“Para mim, um dos pontos importantes é justamente poder apresentar a UERJ-FFP e mostrar o que nós estamos fazendo aqui. Além de ser uma faculdade de formação de professores, também é um local onde os professores incentivam muito os alunos a serem pesquisadores, a entrarem numa bolsa de pesquisa de instituição científica, a se comunicar com a sociedade e com a periferia. Nós, como alunos, também estamos inseridos na sociedade; então, não somos incentivados a ignorar, mas a se comunicar com ela”, explica Fabiana, que integra o projeto de extensão Rede Pop.

Para ajudar os estudantes a pagar os custos da viagem, é possível doar qualquer valor através da chave Pix (21) 97017-4060 (Miguel Ferreira de Oliveira - Banco Nubank).

XV Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) acontece de 28 e 30 de maio
XV Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) acontece de 28 e 30 de maio |  Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas