Aniversário da criação de São Gonçalo e homenagem a gonçalenses marcam cerimônia na Câmara Municipal
Em solenidade realizada nesta segunda (07), Câmara de SG celebrou aniversário da doação da sesmaria que deu origem à cidade

Neste domingo (06), o território que viria a se tornar o município de São Gonçalo completou 446 anos. A data marca o dia em que "as terras das Bandas d'Além" foram doadas, em forma de sesmaria, ao colono Gonçalo Gonçalves, o que marca o início da criação do município. Para celebrar a data, foi realizada na tarde desta segunda (07) uma solenidade de celebração para homenagear a cidade e personalidades relevantes de seu território.
O evento aconteceu na sede da Câmara, no Zé Garoto, e foi organizado por iniciativa da Frente Literária Gonçalense (Flig), em parceria com o vereador Juliano Freitas (PT). Compuseram a mesa a professora e escritora Yonara Costa, Homero Guião, Rui Aniceto, Maria Nelma Carvalho Braga e Helcio Albano, com a mediação de Cristiana Souza. Dezenas de pessoas foram homenageadas com títulos e moções de aplausos, entre eles autoras do coletivo Escritoras Vivas, e representantes da educação, comunicação e do empreendedorismo na cidade.
Duas figuras, em especial receberam uma menção in memoriam: o jornalista e historiador Salvador Mata e Silva - que faleceu em 2016 e deixou um legado de atuação na cena cultural local - e o médico e historiador Luís Palmier - que atuou na vida política da cidade e escreveu o primeiro livro publicado, o clássico "São Gonçalo Cinquentenário".
Leia também:
➢ Maricá abre inscrições para mais de 600 vagas em cursos do setor cultural
➢ Projeto promove dignidade social através do futebol para crianças no Boaçu
Também receberam títulos e homenagens algumas figuras de expressão na cena cultural e intelectual da cidade, como os historiadores Homero Guião, Carlos Medeiros e Rui Aniceto, o jornalista Rujany Martins e a professora Maria Nelma Carvalho Braga, a quem é atribuída a descoberta da data da criação da sesmaria. Também recebeu uma homenagem especial o veterano do Exército Walfrid de Moraes, de 103 anos, último ex-combatente residente em São Gonçalo.
Lista completa de homenageados:
Homero Guião
Rujany Martins
Carlos Medeiros
Rui Aniceto Fernandes
Maria Nelma Carvalho Braga
André Correia
Antônio José Tolissano
Cristiana de Souza Albano
Cyntia Fonseca
Ana Caroline Azevedo Maia
Clarissa Marinho
Anna Beatriz Rosa de Aquino Andrade
Renata dos Santos Sena
Alice da Silva Santos de Sousa
Elisângela Barroso de Oliveira Tolissano
Erick Bernardes
Paulo Cesar Silva de Oliveira
Shirley de Souza Gomes Carreira
Cleia Nascimento
Fábio Rodrigo Gomes da Costa
Helcio de Assis Albano
Lourdes Brazil
José Luís Honorato Lessa
Danilo Dinucci
Daniel Dinucci
José Washington de Souza, (Zé Salvador)
Ezequiel Alcântara Soares
José Terra
Jordão Pablo de Pão
Suzane Morais da Veiga
Cristiane Monteiro Rossi Moro
Marcella Franco Silva
Josileine Pessoa Ferreira Gonçalves
Yonara Jurema Andrade Costa
Tânia Maria de Oliveira Fonseca
Clara Kappaun de Carvalho Referino