Morre aos 78 anos a atriz espanhola Marisa Paredes
Atriz esteve em mais de 75 produções ao longo de 60 anos de carreira
A atriz espanhola Marisa Paredes, de "A Vida é Bela", "A Pele Que Habito" e "Tudo Sobre a Minha Mãe", morreu nesta terça-feira (17), aos 78 anos. A morte foi confirmada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha nas redes sociais, mas a causa não foi informada.
Segundo o jornal espanhol "El Mundo", a atriz estava com vários projetos na agenda, incluindo o longa "Emergency Exit", que será lançado em 2025.
O Ministério da Cultura da Espanha lamentou a morte de Paredes, chamando-a de "artista icônica do cinema [espanhol]". "Nos seus mais de 60 anos de carreira, foi condecorada, entre outros, com o Prêmio Nacional de Cinematografia em 1996 e a Medalha de Ouro ao Mérito em Belas Artes em 2007. Descanse em paz", publicou o órgão.
Leia também
➣ Davi Brito se revolta com concurso de sósias em sua homenagem
➣ Homem é preso em flagrante por estuprar enteada de 12 anos
Nascida em Madrid em 1946, Paredes atuou em mais de 75 filmes. Ela ganhou fama internacional após se tornar uma figura de referência nos primeiros trabalhos de Pedro Almodóvar. A atriz participou de vários filmes ao longo da trajetória do diretor, de "Tudo Sobre a Minha Mãe" até "A Pele Que Habito".
A atriz foi condecorada com o Prêmio de Cinema Nacional espanhol pelo Ministério da Cultura e presidiu a Academia de Cinema de Espanha entre 2000 e 2003. Em 2018, recebeu o Goya de Honra, "Oscar" honorário espanhol.