Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,9933 | Euro R$ 6,2762
Search

Acadêmicos do Cubango, de Niterói, se torna patrimônio cultural do Rio

Lei publicada no Diário Oficial do Estado reconhece importância cultural da agremiação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de novembro de 2024 - 14:45
Uma das mais tradicionais de Niterói, escola foi fundada em 1959
Uma das mais tradicionais de Niterói, escola foi fundada em 1959 -

Uma das mais tradicionais escolas de samba de Niterói, a Acadêmicos do Cubango, agora é patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O Governo publicou no Diário Oficial desta quinta (21) uma lei, de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT), que reconhece o valor cultural da Verde e Branca de Niterói, que completa 65 anos em 2024.

Segundo o parlamentar, a ideia é que a medida ajude a preservar a memória da escola na cultura fluminense. "O objetivo com esta Lei que declara a Acadêmicos do Cubango patrimônio cultural imaterial do Estado é a preservação da história e da cultura carnavalesca, assim como do surgimento de grandes nomes do samba fluminense. Não restam dúvidas sobre a importância do Carnaval para a nossa cultura, além do desenvolvimento econômico do nosso Estado, fomentando o turismo e a geração de empregos", afirmou Vitor.


Leia também:  

➢ Carnaval 2025: Acadêmicos de Niterói anuncia nova musa da comunidade

➢ Neguinho da Beija-Flor se despede do Carnaval após 50 anos de trajetória 


A Cubango foi fundada em dezembro de 1959, unindo sambistas de diferentes comunidade de Niterói: São Luiz, Mangueirinha, Abacaxi e Serrão. Ney Ferreira e Carlinhos Manga-Espada foram os responsáveis pela fundação da agremiação, que já foi campeã de onze títulos do Grupo Especial de Niterói e quatro títulos do “Academias do Samba”.

Matérias Relacionadas