Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2047 | Euro R$ 5,6263
Search

Projeto 'Leitura Grafitta' renova fachada de mais duas instituições públicas de ensino em SG

Artistas da cidade renovam o visual da FFP-Uerj e do C.E. Tarcísio Bueno com painéis de graffiti temáticos sobre educação e leitura; projeto abarca também oficinas de graffiti para estudantes e exibição de um documentário

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de maio de 2024 - 12:56
A primeira etapa foi realizada no Colégio Estadual Cel. Tarcísio Bueno com um painel de aproximadamente 35m²
A primeira etapa foi realizada no Colégio Estadual Cel. Tarcísio Bueno com um painel de aproximadamente 35m² -

Duas instituições públicas de ensino em São Gonçalo estão se transformando em verdadeiras galerias de arte a céu aberto: FFP-UERJ e Colégio Estadual Coronel João Tarcísio Bueno. Com a direção criativa da arquiteta e artista Camila Cristina, a 2ª edição do projeto 'Leitura Graffita' acontece em duas etapas, contando com a participação de quatro artistas renomados no graffiti, naturais de São Gonçalo.

Relembre aqui como foi a primeira edição.

A primeira etapa foi realizada no Colégio Estadual Cel. Tarcísio Bueno com um painel de aproximadamente 35m² feito pelo graffiteiro Thiago Tr3p, com a colaboração dos outros artistas envolvidos no projeto, Mutant, Aila e Mika. “Fiz questão de que cada um deles deixasse sua personagem como marca registrada para homenagear não só o Hip hop, que fez 50 anos em 2023, mas para marcar a ilustre presença desses artistas que atuam e lutam pela cena da Arte Urbana há mais de 20 anos”, explica a diretora do projeto.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto 'Leitura Grafitta' renova fachada de mais duas instituições públicas de ensino em SG

Além dos painéis, os artistas envolvidos e o produtor cultural Matheus Teixeira realizaram uma oficina de desenho de caligrafia de graffiti e depois uma introdução à pintura com o spray, proporcionando aos estudantes uma oportunidade única de aprendizado na prática. Eles compartilharam suas técnicas e experiências, incentivando os alunos a explorar suas próprias habilidades.

Camila Cristina salienta que o objetivo do projeto é “não para apenas embelezar os espaços educativos, mas promover a literatura, o hábito da leitura de livros físicos e a arte urbana como ferramentas de transformação social e educativa”.

A primeira fase do projeto aconteceu no Colégio Estadual Coronel João Tarcísio Bueno, no dia 29 de abril e contou com a exibição do “GraffitiFlix”, uma coletânea de vídeos sobre graffiti local selecionados na época em que a Diretora Criativa fez uma pesquisa sobre o Hip Hop em São Gonçalo, além de sorteios de um kit desenho e uma caixa de som. Os alunos “colocaram a mão na massa” e participaram da pintura dos painéis em um encontro emocionante com os artistas da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto 'Leitura Grafitta' renova fachada de mais duas instituições públicas de ensino em SG

“A colaboração do Colégio, a Diretora Geral Alexandra Ribeiro, os Diretores Adjuntos Margareth Borges e Anderson Rodrigues e principalmente da Professora de Artes Michella Oliveira foram essenciais para a execução da oficina e execução do painel. Sem o envolvimento dos funcionários e inspetores também ficaria muito complicado executar o cronograma e manter a dinâmica com os alunos. Agradeço a todos pela colaboração”, completa Camila Cristina.

A segunda etapa acontece na FFP-Uerj, onde os painéis principais tiveram início no dia 17 de maio e estão em andamento. Serão 3 painéis e um painel feito pelos alunos da Faculdade de Formação de Professores no dia 21 de junho. Também haverá sorteio de prêmios e livros, além da exibição do documentário “De repente: Poetas de Rua” (2009 – 202Filmes – cineasta Arthur Moura), segunda exibição do GraffitiFlix e uma entrevista aberta com Bia Lugão, professora de Artes e importante militante pela Educação na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto 'Leitura Grafitta' renova fachada de mais duas instituições públicas de ensino em SG

O Leitura Graffita é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, Edital Conexões Urbanas Categoria B Murais Urbanos.

Para mais informações, as redes sociais são @leitura_graffita e @arquincult.


Leia também:

➢ Católicos iniciam confecção dos tapetes de Corpus Christi em São Gonçalo

➢ Maricá adia primeiro 'Som e Voz da Diversidade Cultural'


Sobre os artistas:

Aila

Aila Ailita é nascida e criada em São Gonçalo, se tornou uma das pioneiras do graffiti feminino do estado do Rio de Janeiro. Entre exposições, mutirões de graffiti, coletivos e projetos culturais, oficinas ministradas pela mesma, ela atua com graffiti-educação de unidades de educação infantil, arte inclusiva e valorização da cultura das comunidades em torno de creches. (@ailitaaila)

Tr3p

Artista autodidata em desenho e pintura em tecidos, atua há mais de 16 anos na Cultura Hip-Hop, difundindo sua arte nas ruas, em comunidades e em suas mídias sociais. É fundador do coletivo de grafiteiros gonçalense "OHcrew", participa de eventos da cultura urbana, exposições e projetos variados e no seu ateliê pessoal "3xílioH". Desde julho de 2021, faz parte do Cidade Ilustrada SG, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo. (@thiago_tr3p)

Mutant

O verdadeiro dono da Vaca é um ícone do graffitti Gonçalense. Em seu portfólio tem exposições coletivas junto com a sua “crew” Máfia 44, participações em diversos projetos e eventos culturais. É considerado um grafiteiro raiz, que agrega simpatia, rebeldia e alegria por onde passa, um verdadeiro influencer urbano, desde os tempos que ainda não se existiam redes sociais. (@donodavaca)

Mika

Artista urbana nascida em São Gonçalo (RJ). Em 2013, iniciou o Projeto “Cores e Valores” em sua cidade, recebendo um Diploma de Mérito Cultural pela Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo em 2015 pela notória contribuição por realizar eventos sociais/culturais ao menos uma vez ao ano, promovendo um grande intercâmbio cultural e revitalizando os espaços públicos de sua cidade. (@mikamikaelli)

Matérias Relacionadas