‘A Bienal é mágica’, diz Vitor Prado, estudante da rede estadual de ensino
Cinco mil alunos visitam a feira e usam vale-livros para comprar títulos de autores prediletos no quarto dia da feira

“Nunca pensei que estaria aqui. A Bienal é mágica, rica de cultura. Estou radiante e realizado por viver tudo isso. Minha cidade é pequena. Nunca vi tanta informação”. Assim, o estudante Vitor Hugo Vicente Prado, do Colégio Estadual Francisco Varella, no município do Carmo, na Região Serrana do Rio, resumiu o seu encantamento com a sua primeira participação na maior feira literária do país.
A exemplo dele, cerca de cinco mil alunos da rede estadual passaram, nesta segunda-feira, pelo estante “Educação de Talentos”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ).
O professor de Língua Portuguesa Renato Mata abriu o quarto dia da Bienal no estande, apresentando “Preso no porão” e pequena maquete do livro infantil. Lançada em 2022, a obra conta a história de um garoto que desbrava o mundo com sua imaginação, e acaba se destacando por ser eterno aprendiz.
Em seguida, a aluna Alice Madeira, de 17 anos, do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa, intercultural Brasil-China, de Niterói, subiu ao palco, ao lado de outras cinco estudantes, com a tradicional “Dança dos Leques”. O grupo definiu a experiência como “emocionante”, “desafiadora” e “única”.
Festival de Rock gratuito agita o feriadão em Niterói
São Gonçalo é um dos municípios do Rio com maior número de inscritos no Enem 2023
- É incrível voltar à Bienal e trazer a cultura riquíssima da China para as pessoas que não a conhecem", celebrou a jovem.
Além da secretária de Educação, Roberta Barreto, assistiram ao show a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros.
Atualmente, a rede estadual conta com 20 escolas interculturais, que funcionam de forma integral e possibilitam que os alunos aprendam um pouco da língua e da cultura francesa, inglesa, turca, chinesa, mexicana, alemã, entre outras.
"Gostei muito do ambiente, da organização e da troca de experiências. Comprei oito livros com a ajuda do voucher que a Seeduc nos deu, inclusive uma para minha irmã que está aprendendo a ler", explicou Charlles Ferreira da Silva, de 16 anos, aluno do 1 ano do Ensino Médio do Ciep 262 - Curvelina Dias Curvello, em São Pedro D’Aldeia, na Região dos Lagos.
Livros, robô e personagens animam alunos no Estande da Seeduc-RJ
E aí, você não vai perder a oportunidade de conhecer o estande Seeduc-RJ na Bienal, não é? O espaco interativo fica no Pavilhão 4 do Riocentro, próximo à área de alimentação.
Se liga na programação para esta terça-feira (05/09). Você também pode acompanhar tudo que está rolando pelas redes sociais da Secretaria de Estado de Educação.
09h30: Distribuição de livros – Programa Mais Leitura
15h: Contação de histórias - Dani Fritzen & Renato Badeco
16h: Distribuição de livros – Programa Mais Leitura
16h30: Dinâmica sobre futebol paralímpico
17h: Exposição virtual línguas Vivas e tirinhas na educação
18h: Oficina “Construindo a nossa história”
19h: Roda de conversa sobre os impactos da violência na escola
20h: Quiz intercultural