Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Companhia de teatro de Niterói seleciona atores trans para peça 'João e Maria'

Saiba como se inscrever!

Escrito por Ana Carolina Moraes | 14 de fevereiro de 2021 - 09:30
O grupo atua em Niterói e região
O grupo atua em Niterói e região -

A Cia Ópera Prima Teatral está buscando dar mais espaço a atores transgêneros (trans) e, por isso, eles estão realizando audições para selecionar artistas do Rio de Janeiro para participar da nova peça da companhia, o espetáculo 'João e Maria'. O roteirista, autor, diretor e produtor da peça Carrique Vieira, de 57 anos, explicou que, no palco, serão preparadas muitas surpresas para o público e para os atores. 

A seleção do artistas transgêneros ocorrerá na próxima terça-feira (16), às 16h, no espaço do Centro Educacional Esportivo Social Ambiental (CEESA), localizado em Itaipu, Niterói. A ideia de selecionar personagens trans é dar espaço para o desenvolvimento destes que sonham com o mundo artístico.

"O espetáculo não será exclusivamente feito com artistas trans, mas contará com cerca de 10 destes. A ideia surgiu quando, em 2018, a companhia fez um espetáculo com personagens trans, no entanto, feito por atores cisgêneros (que se identificam com o sexo com o qual nasceram). A partir daí, eu senti essa necessidade de dar visibilidade para essa galera que também é artista, que pensa, que formula e que podem construir um núcleo de representatividade para incentivar outros. Desejamos que eles mesmos se empoderem, pois, eu, por exemplo, sou da comunidade LGBTQ+, mas continuo sendo cis, então, não posso entender como um trans se sentiria", disse Carrique, que também é um dos fundadores da companhia teatral. A Cia Ópera Prima Teatral nasceu em 1999, após uma peça no Sesc de São Gonçalo, Carrique era professor do local.

 

Carrique espera juntar cerca de 10 pessoas trans no elenco, além das 20 pessoas do coletivo que são cisgêneros. "Nossa ideia é estrear no segundo semestre de 2021, de forma presencial, em algum teatro no Rio, em Niterói ou São Gonçalo. Estamos pretendendo fazer o ensaio presencial, mas respeitando as normas da saúde, como o uso de máscaras e álcool em gel, e com os atores fazendo o teste de Covid constantemente", relatou o niteroiense. 

A Cia Ópera Prima Teatral, com sede em Niterói, conta com o apoio de Eduardo Braga, um dos representantes do movimento LGBTQI+ em São Gonçalo, e Campelo, conhecido por fazer parte do Coletivo Transparente, em Niterói, dentre outros. 

 

Serviço: 

A primeira audição para os atores trans ocorrerá na próxima terça-feira (16), às 16h, no CEESA (localizado na Rua Georgina Conceição, 200, Itaipu, em Niterói). Quem deseja participar deve se inscrever no formulário com o link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBxHvTDMv3CwA9sGjNZbFTQLf1q1yEY6D9hhuj30gSMAVqyg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628 

Outras audições podem ocorrer até o dia 15 de março. 

Matérias Relacionadas