Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Guardas municipais prendem suspeito de furtos em São Francisco

Prisão ocorreu graças ao entrosamento entre os agentes e moradores no modelo criado pela Prefeitura de articulação com a comunidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de março de 2024 - 09:13
O suspeito é de Belém do Pará e já possui antecedentes criminais por roubo, furtos, tráfico de drogas e porte de armas
O suspeito é de Belém do Pará e já possui antecedentes criminais por roubo, furtos, tráfico de drogas e porte de armas -

Guardas Municipais de Niterói que participam do projeto piloto de patrulhamento da Prefeitura em São Francisco, na Zona Sul da cidade, prenderam, na tarde desta quarta-feira (27), um homem apontado por moradores como responsável por diversos furtos na região. Ao ser levado para a 79ª DP (Charitas), ficou constatado que o suspeito é de Belém do Pará e já possui antecedentes criminais por roubo, furtos, tráfico de drogas e porte de armas.

O projeto foi implantado pela Prefeitura de Niterói por intermédio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) com um modelo de ação baseado na articulação com a comunidade local e em uma abordagem de proximidade com a sociedade.


Leia também: 

Comerciante é detido por venda enganosa no Mercado de Peixes de Niterói

Maricá promove Páscoa Encantada no Centro e em Itaipuaçu


Os guardas municipais que faziam o patrulhamento diário foram acionados por moradores que haviam reconhecido o suspeito através de câmaras de segurança como sendo o responsável por diversos furtos no bairro, incluindo bueiros. Após a abordagem, os agentes fizeram o rastreamento sobre os seus antecedentes.

O projeto une patrulhamento já feito atualmente pela 3ª Inspetoria local da Guarda Municipal com o apoio de agentes em bicicletas elétricas. O objetivo é diminuir os índices de desordem pública, aumentar a sensação de segurança e colaborar para a diminuição dos índices de criminalidade nos bairros. O programa é mais uma ferramenta disponibilizada pela prefeitura para o atendimento à população.

“Temos menos de um mês de projeto piloto, mas os moradores já aderiram ao programa e têm confiança nos guardas. Isso é muito importante. Nossas equipes vão trabalhar para dar mais tranquilidade aos cidadãos e mostrar que estamos ao lado deles como parceiros e agentes públicos. Já efetuamos três prisões com a ajuda dos moradores e estamos intermediando diversas situações de ordem pública”, relatou Renato Macedo, coordenador do programa no bairro.

A atuação dos guardas municipais acontece diariamente no polígono entre a Avenida Presidente Roosevelt até a Avenida Ruy Barbosa, e o outro Avenida Quintino Bocayuva até a Praça Emílio Abunamam.

Além disso, a população pode contar com os já existentes canais de comunicação o 153, e o whatsapp do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), além do grupo de apoio criado pelos moradores do qual os Guardas fazem parte

Matérias Relacionadas