Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

São Gonçalo distribui insulinas especiais para manter tratamentos de diabetes

Demanda de pacientes cresceu mais de 200%

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de agosto de 2017 - 09:30
Dimas Gadelha disse que número de atendidos na secretaria saltou de 60 para 190 em nove meses
Dimas Gadelha disse que número de atendidos na secretaria saltou de 60 para 190 em nove meses -

Pais de crianças e adolescentes com diabetes receberam da Secretaria de Saúde de São Gonçalo informações sobre os novos aparelhos adquiridos pelo município para a aferição do nível de glicose. Após a palestra, os pacientes retiraram nova remessa de insulinas especiais. Os medicamentos fornecidos incluem alguns tipos que estão em falta na distribuição estadual, como as insulinas de longa duração Lantus, Tresiba e a Novorapid, usadas por pessoas que não conseguem controlar as taxas de açúcar no sangue com os tipos tradicionais.

Nos últimos seis meses deste ano, a demanda de pacientes a procura da insulina especial cresceu mais de 200%. Em novembro do ano passado, a secretaria atendia 60 pessoas. Este número saltou para 190. “Cerca de 80% desses pacientes pegavam a insulina, as agulhas e as lancetas pelo Estado. Mas eles relatam que, nos últimos meses, houve uma dificuldade muito grande para conseguir a medicação e os insumos. Garantir a continuidade do tratamento dos pacientes diabéticos é uma das prioridades da secretaria”, garantiu o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Mãe da pequena Maria Clara, de 10 anos, a técnica de enfermagem e fundadora do projeto “Mãe Pâncreas”, Nívea Angélica Barbosa, 38, estava no grupo de pais que buscou apoio na secretaria de Saúde. Ela recebeu o diagnóstico de diabetes tipo 1 da filha quando a menina tinha três anos. Sem informações à época e buscando ajudar outros pais, resolveu criar o projeto.

“Temos 300 inscritos e 50 crianças cadastradas. O projeto visa dar suporte nutricional, psicológico, além de disponibilizar assistente social e educador físico para as crianças diabéticas da cidade. Medimos a glicose várias vezes ao dia, oferecemos açúcar em casos de hipoglicemia, contamos os carboidratos das refeições, entre outras muitas atividades do dia a dia. Vivemos a doença com o nosso filho”, contou Nívea.

Mensalmente, cerca de quatro mil pessoas retiram insulinas e seringas na Central de Dispensação de Medicamentos no PAM do Alcântara, unidade que é referência no tratamento da diabetes.

Leia mais notícias da região: 

São Gonçalo distribui insulinas especiais para manter tratamentos de diabetes

Vigilante quer seu benefício após grave acidente de motocicleta

Torneiras ficam secas com vazamento em São Gonçalo

Matérias Relacionadas