Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Plano de Segurança para o Rio terá orçamento extra

Investimento será feito em ações sociais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de agosto de 2017 - 11:30
Osmar Terra quer resgatar a cidadania nas áreas de risco
Osmar Terra quer resgatar a cidadania nas áreas de risco -

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, informou, ontem, que o plano de segurança em implantação no Rio de Janeiro terá um orçamento extra de “centenas de milhões de reais” para investimento em ações sociais. Serão feitos repasses para os municípios e também investimentos em ações diretas pelo governo federal. De acordo com ele, o detalhamento deve ser anunciado amanhã.

“Tem que ter esse trabalho todo de resgatar a cidadania para a população dessas áreas de risco, trabalhar com a juventude, principalmente. Temos uma tarefa de mostrar para a juventude desses lugares, que tem um maior controle do crime organizado do tráfico de drogas, mostrar que tem outro mundo possível. Inspirá-los em outras ações que possam estimulá-los a ter uma perspectiva de vida fora dessa área do crime organizado”.

De acordo com Terra, o objetivo é reorganizar serviços que foram desativados, “até pela dificuldade de acesso dos profissionais”, como centros sociais, postos de saúde e atendimentos volantes, situação agravada pela crise econômica. “Nós vamos entrar logo depois dessa ação de segurança, reorganizando os serviços e acrescentando serviços, por exemplo, de contraturno para os jovens de capacitação profissional e prática esportiva”.

Segundo ele, os quartéis podem receber os jovens para as atividades de contraturno. Também está sendo avaliada a participação de clubes de futebol e centros olímpicos.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, reiterou que o uso das Forças Armadas na segurança pública deve ser pontual, buscando objetivos claros no curto tempo, sem ocupar militarmente a cidade.

Leia outras notícias:

Deputado pede presença das Forças Armadas em Itaboraí e Márica

UERJ suspende início das aulas por tempo indeterminado

Matérias Relacionadas