Prefeitura de Maricá ajuda produtores e imuniza rebanhos contra febre aftosa
Vacinação do gado vai até o dia 31 de maio

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá realizou uma palestra para pecuaristas sobre o risco da febre aftosa e a importância da vacinação no Posto Municipal de Defesa Agropecuária (PMDA), no bairro Caju. De acordo com o calendário nacional, a vacinação obrigatória para prevenir bois e búfalos contra a febre aftosa vai até o dia 31 de maio. Vale lembrar que nesta primeira etapa devem ser vacinados animais de todas as idades.
Em Maricá, o governo municipal vai vacinar os rebanhos com menos de 60 cabeças de gado e búfalo. “Acho muito louvável a iniciativa da prefeitura de fazer a doação e ajudar os pequenos produtores, que muitas vezes não têm tronco e nem vacinador. Mas não podemos transferir a responsabilidade dos cuidados com o rebanho para os governos, é preciso ter consciência de que a qualquer momento o produtor poderá ter que assumir estes gastos”, afirmou a veterinária e chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária Estadual, Valéria Campos.
A vacinação contra a doença irá ocorrer da seguinte forma nos bairros da cidade: até amanhã no Caju; da próxima quarta-feira (9) até o dia 15, no Espraiado, Bananal, Ponta Negra, Jaconé e Manoel Ribeiro; de 16 a 23 de maio, no Ubatiba e Silvado e de 24 a 31, em São José do Imbassaí, Inoã, Bosque Fundo e Itaipuaçu. A lista completa com os endereços dos postos de vacinação pode ser acessada através do site da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br).
“Sabemos das dificuldades que os produtores enfrentam para manter um rebanho pequeno, por isso damos este incentivo. Produtores com mais de 60 cabeças não estão isentos da obrigação, devem comprar as vacinas, aplicar nos animais e comprovar o procedimento”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino.
Veja mais notícias:
Instituição de inclusão inaugura novo espaço na Brasilândia
Escola municipal está com obra parada em São Gonçalo
Órgãos públicos dão dicas do que fazer quando alguém morre dentro de casa