Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Homem aguarda, há 10 anos, por uma cirurgia em Niterói

José Luiz tem apenas 1% de visão no olho esquerdo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de maio de 2018 - 10:13
O autônomo José Luiz Coutinho tenta há 10 anos uma cirurgia oftalmológica na rede pública
O autônomo José Luiz Coutinho tenta há 10 anos uma cirurgia oftalmológica na rede pública -

Por Marcela Freitas

Há 10 anos o auxiliar de serviços gerais José Luiz Coutinho Dias, de 42 anos, luta para ser submetido a uma cirurgia oftalmológica na rede pública de saúde de Niterói. Acometido por uma toxoplasmose, ainda na infância, ele tenta desde 2008 que a operação seja realizada.

José Luiz, que era morador do Badu, disse que durante todo esse tempo foi atendido no Posto de Saúde do Cantagalo, que teria conseguido encaminhamentos para o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) e Clínica de Olhos Santa Beatriz, mas o procedimento nunca foi agendado.

Sem 99% da visão do olho esquerdo, José Luiz teme que a demora para realização do procedimento acometa também o olho direito.

“Quando fui diagnosticado com a toxoplasmose, a recomendação era só a aplicação de colírios. Com o tempo, a situação foi se agravando e iniciei a minha peregrinação para conseguir a cirurgia. Como me mudei para o Centro, fui buscar atendimento no Posto de São Lourenço, mas lá me disseram que eu não podia me tratar na unidade sem encaminhamento. Voltei ao antigo posto que disse que eu deveria procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Tentei me tratar na rede pública de São Gonçalo, mas alegaram que não atendiam moradores de Niterói. Voltei à Secretaria de Saúde de Niterói, e a resposta que recebi é que lamentavam muito”, explicou o auxiliar de serviços gerais.

José Luiz afirma que hoje trabalha de forma autônoma, porque tem dificuldade para conseguir emprego formal com a pouca visão.

“Tentei o benefício do INSS, mas preciso de laudos. Nem o Bolsa Família estou conseguindo renovar porque o Posto do Cantagalo não libera os laudos e os outros postos não me aceitam”, queixou-se.

A Fundação Municipal de Saúde informou que “o paciente deve procurar a Unidade Básica do Centro para cadastro na Regulação em Saúde de Niterói e andamento do processo”.

Veja mais notícias:

Ceasa de São Gonçalo ainda sofre com o desabastecimento

São Gonçalo inicia confecção dos tapetes de sal hoje, no Centro

Prefeito de Maricá fala das conquistas da cidade em evento na Câmara

Matérias Relacionadas