Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

ONG usa o esporte em prol da igualdade em Niterói

‘Gaymado’ une pessoas que lutam pela causa LGBT

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de maio de 2018 - 13:23
O grupo, que é formado por militantes LGBTs, também arrecada alimentos para famílias carentes
O grupo, que é formado por militantes LGBTs, também arrecada alimentos para famílias carentes -

Por Rennan Rebello

O jogo de queimado que é tradicionalmente conhecido como uma brincadeira de criança ganhou um sentido de militância em prol do respeito à diversidade sexual através da prática esportiva, em  Niterói. A ONG Sete Cores promove todo domingo, das 18h às 22h30, a atividade na Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central.

A disputa, que foi intitulada como ‘Gaymado’ e que une pessoas que lutam pela causa LGBT, também arrecada alimentos para serem doados à famílias carentes.

“Essa iniciativa fará um ano em agosto e é algo de suma importância, uma vez que estamos em uma cidade conservadora e em um bairro de grande visibilidade. Dessa forma, aquele espaço passa ser um lugar de esporte e lazer  da diversidade, não só para os LGBTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Simpatizantes), mas sim para a população niteroiense em geral. Além disso, também arrecadamos alimentos que são destinados ao Banco Municipal de Alimentos (Herbert de Souza, localizado no Centro)”,  explicou Rita Góes, de 38 anos, presidente da Sete Cores, que já existe há 14 anos e realiza a tradicional ‘Parada LGBT’ no município.

Segundo Rita, até algumas pessoas que passam pelo calçadão acabam participando da partida amistosa. Este fato acaba sendo mais uma forma de inclusão e respeito ao próximo, além disso há convites para que hajam jogos em outras praças. Nossa intenção é organizar um campeonato.

“Quando estamos jogando, também aparecem pessoas, inclusive héteros, que passam pela orla e alguns jogam conosco. Temos que ter coragem e resistir sempre. Porque a nossa sociedade é preconceituosa. Já recebemos convite para jogarmos em Nova Iguaçu  e iremos organizar um torneio (de ‘Gaymado’) aqui em Icaraí, com o pessoal que joga em Botafogo”, revelou.

Hoje é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia, mas por ter caído em plena quinta-feira, não haverá uma ‘edição especial’ mas no próximo domingo, o ‘Gaymado de Nikiti’ será sediado normalmente.

Veja mais notícias:

Cineasta produz série de futebol para TV e internet

O SÃO GONÇALO lança campanha contra homofobia

Sorteados para vagas da Faetec devem realizar matrículas até sábado

Matérias Relacionadas