Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Livros, jornais e veículos impressos terão imunidade tributária

Hotéis, parques de diversões, entre outros também serão contemplados com as propostas aprovadas pela Comissão de Cultura na Câmara Federal

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de julho de 2023 - 19:41
Comissão da Cultura na Câmara Federal
Comissão da Cultura na Câmara Federal -

A Cultura voltou a ter protagonismo no ano de 2023 e as vitórias alcançadas pela Comissão da Cultura na Câmara Federal reforçam a importância do setor, que é um dos maiores geradores de emprego e renda.

Exemplo disso, são as propostas aprovadas pela comissão, que de acordo com o presidente, deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ), terão regime diferenciado na reforma tributária. Como: 

1.Hotéis, parques de diversão, parques temáticos, bares, restaurantes e aviação regional, que contarão com regimes de tributação específicos - mais benéficos que a regra geral.

2. Livros, jornais e veículos impressos com imunidade tributária.

Garantiu-se a não incidência de tributos sobre estes produtos, também não sendo tributado o papel utilizado para suas impressões.

3. Redução de 60% da alíquota para produções artísticas, culturais, jornalísticas e audiovisuais nacionais.

4. Redução de 60% da alíquota para atividades desportivas.

5. Manutenção da Lei do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE): Garantiu-se a isenção da CBS - Contribuição Social sobre Bens e Serviços para o setor.


Leia Mais

Vaquinha busca ajudar costureira niteroiense a manter sua casa

Bombeiros foram acionados para 621 queimadas em pouco mais de 24 horas


As conquistas aprovadas pela Comissão de Cultura da Câmara Federal, foram apresentadas aqui no Rio de Janeiro à representantes de diversas áreas culturais: samba, liberdades religiosa, comércio, capoeira, quadrilhas juninas, e representantes da diversidade.

De acordo com presidente da comissão, deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ), a cultura teve um grande avanço durante a aprovação da reforma tributária. Disse ainda que a valorização da cultura não se trata apenas de investimento público. 

“Dar o devido grau de importância à pasta responsável por gerir o orçamento cultural é primordial dando o amparo institucional que nos é necessário, conforme observamos durante a tramitação da Reforma Tributária na Câmara dos deputados,” explicou o presidente da comissão de cultura, deputado Marcelo Queiroz. 

A prestação de contas também foi apresentada para a Ministra da Cultura Margareth Menezes. A ministra ressaltou que essas são conquistas importantes em tão pouco tempo e que trarão impactos importantes para o setor e consequentemente também para a economia, além de reforçar o empenho do Ministério em avançar com inúmeros projetos de retomada para a cultura.

Durante esta semana a Ministra passou três dias no Rio de Janeiro, onde participou de várias agendas. Uma dela foi bate-papo cultural, promovido pelo deputado Marcelo Queiroz , no teatro Casagrande, no Leblon, Zona Sul, do Rio de Janeiro. 

Além do panorama cultural, durante o evento foram discutidas ações que já estão sendo tomadas, quais as demandas do setor de Producao cultural e as perspectivas do ministério para o futuro. 

A Ministra ressaltou que a diversidade cultural é de extrema importância, pois enriquece a sociedade de diversas maneiras, como: Preservação da identidade, Encontro de perspectivas, Tolerância e respeito, Desenvolvimento econômico, Expressão artística e criativa, entre outros.

“Portanto, a diversidade cultural é fundamental para a promoção do entendimento mútuo, da paz, da inclusão e do progresso global. Respeitar e celebrar a diversidade cultural é essencial para construir uma sociedade mais justa, equitativa e harmoniosa,” finalizou q ministra.

Matérias Relacionadas