Pesquisa revela que Facebook perdeu usuários para o Youtube nos EUA
Instagram e Snapchat também superaram o Facebook

O Facebook perdeu a preferência entre jovens, sendo ultrapassado por YouTube, Instagram e Snapchat. A conclusão é de uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Centro de Pesquisas em Internet e Sociedade Pew Research Center, grupo de investigação sediado nos Estados Unidos e famoso internacionalmente.
O levantamento ouviu 743 adolescentes entre 13 e 17 anos e mais de mil pais norte-americanos entre março e abril. Os dados são uma indicação mas não refletem a situação de outros países do mundo, muitos com índices de acesso à internet e a redes sociais diferentes dos EUA.
De acordo com o estudo, o YouTube é a plataforma mais popular, usada por 85% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o Instagram (72%), Snapchat (69%), Facebook (51%) e Twitter (32%).
Entre aqueles que usam frequentemente, o Snapchat assume a liderança (35%), seguido pelo YouTube (32%), Instagram (15%) e Facebook (10%).
Na edição anterior da pesquisa, realizada em 2015, o Facebook foi a plataforma preferida dos adolescentes, sendo acessada por 71% dos entrevistados.
Na sequência, Instagram (52%), Snapchat (41%) e Twitter (32%). Nessa rodada, o YouTube não era considerado nas entrevistas com meninos e meninas.
No recorte por renda, o Facebook ganha popularidade entre os menos abastados. Do total de entrevistados, o Facebook faz parte do dia a dia de 70% daqueles com renda anual por lar abaixo de US$ 30 mil (cerca de R$ 112 mil). Entre aqueles com receita total da família acima de US$ 75 mil (R$ 282 mil), o índice cai para 36%.
Veja mais notícias:
Fies abre inscrições para últimas vagas do programa
Ponte Rio-Niterói tem novas tarifas de pedágio a partir desta hoje (5)
Após denúncias, Câmara atualiza gastos com vereadores e servidores no site