IBGE terá concurso com mais de 9 mil vagas temporárias para 2026
O edital será lançado em novembro; a prova está prevista para janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terá um novo concurso público com 9.580 vagas temporárias, com requisito de ensino médio completo. O processo seletivo foi publicado em agosto em uma publicação no Diário Oficial da União (DOU).
A publicação dos editais tem previsão de ser divulgado em novembro, com as provas ocorrendo em janeiro de 2026, e o resultado em março.
Leia também:
➢ Dia de Corpus Christi é transformado em feriado estadual
➢ Jogo pela inclusão reúne seleção brasileira de nanismo e estudantes em Niterói
Quem for aprovado será contratado para a "realização de pesquisas de natureza estatística efetuadas pelo IBGE em todo o território nacional".
Além disso, o órgão federal afirma que o processo seletivo será o “maior” da história, com 8.480 vagas como agente de pesquisa e mapeamento na função de coleta de informações e 1.100 vagas para supervisão de coleta e qualidade.
A duração dos contratos será de um ano, podendo ser prorrogado em até três. A remuneração do cargo ainda não foi definida pelo instituto. O recrutamento vai acontecer por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS), que será divulgado, assim como outras informações cruciais do concurso, pelos canais oficiais do IBGE e Fundação Getulio Vargas (FGV).