Operação Torniquete revela esquema milionário de 'resgate' de veículos roubados
Investigações revelam ligação entre empresas de seguros e o crime organizado

Em uma operação conjunta entre a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e a Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE), foi desmantelado um sofisticado esquema de receptação de veículos e fraudes em seguros. A investigação revelou que quatro empresas atuavam na devolução de veículos roubados, estabelecendo contato direto com traficantes e receptadores.
Leia também:
Após obras, moradores do Galo Branco estão há dois anos sem abastecimento regular de água
Homem com 11 anotações criminais é preso após furtar Subprefeitura de Niterói
Durante a operação, foram realizadas buscas e apreensões em diversas localidades, incluindo comunidades dominadas por facções criminosas, onde os veículos eram desmontados e suas peças comercializadas ilegalmente. Estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$ 11 milhões.
Como funcionava o esquema
Quando um veículo vinculado a cooperativas ou associações era roubado, representantes das chamadas empresas de “pronta resposta” buscavam diretamente criminosos para negociar a devolução. Essas tratativas ocorriam frequentemente em áreas controladas por facções. Por cada carro recuperado, os valores pagos ultrapassavam R$ 6 mil, sendo uma parte repassada ao crime e o restante retido pelas próprias empresas.