Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0041 | Euro R$ 5,4315
Search

São Gonçalo inicia vacinação contra gripe no próximo dia 25

Imunização contra influenza terá início pelos grupos prioritários

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de março de 2024 - 17:03
A vacina da gripe disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente
A vacina da gripe disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente -

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo inicia a vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (25). A Estratégia Nacional de Vacinação contra a Influenza 2024 segue até o dia 31 de maio e terá o dia D em 13 de abril. Todos os grupos prioritários podem se vacinar a partir do dia 25.

Ao todo, 54 unidades de saúde vão vacinar de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, as clínicas da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; e Gonçalense do Mutondo, vacinam das 8h às 12h.


Leia mais

Lavourão, em São Gonçalo, recebe a 'Feira da Cultura - Arte e Gastronomia'

São Gonçalo tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes


Os grupos prioritários que têm direito à vacinação são: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, pessoas com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas a partir de 6 meses de idade com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

As comorbidades aceitas para a vacinação contra a gripe (pessoas a partir de 6 meses de idade com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais) são: doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; diabetes, doença renal crônica; doença hepática crônica, obesidade, doença neurológica crônica, transplantados, portadores de trissomias e imunossupressão.

A vacina da gripe disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra a gripe suína (H1N1), contra a gripe sazonal (H3N2), que são duas variantes do vírus Influenza tipo A, e contra uma cepa viral da Influenza tipo B.

“A estratégia tem por objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo. A vacina é a principal forma de prevenção. O efeito da vacina começa em até duas semanas e tem duração de seis meses a um ano. É importante que os gonçalenses se previnam”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.

O imunizante pode ser administrado com outras vacinas e medicações. “As contraindicações são para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de forma grave de alergia a doses anteriores. Os gonçalenses gripados e/ou com febre também devem adiar a vacinação até a resolução do caso”, explicou a coordenadora de imunização da Secretaria, Letícia Rodrigues.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovação do trabalho ou laudos médicos. Para garantir a vacinação, os gonçalenses devem chegar até as 16h30 nas unidades de saúde. Aos sábados, até as 11h30.

Locais de vacinação:

1 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa

2 – USF Jardim Catarina I

3 – USF José Avelino de Souza, Tribobó

4 – USF Agenor José da Silva, Jardim Catarina

5 – USF Louis Pasteur, Guaxindiba

6 – Clínica Gonçalense do Barro Vermelho

7 – PAM Coelho

8 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto

9 – USF Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo

10 – USF Barbosa Lima Sobrinho, Boa Vista

11 – Clínica Gonçalense do Mutondo

12 – USF Oswaldo Cruz, Amendoeira

13 – USF Florença Pereira, Largo da Ideia

14 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

15 – USF Juarez Antunes, Laranjal

16 – Polo Sanitário Rio do Ouro

17 – USF Anaia

18 – USF Ana Nery, Gradim

19 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

20 – USF Emílio Ribas, Barracão

21 – USF Manoel de Abreu, Ipiíba

22 – USF Irmã Dulce, Trindade

23 – USF Madre Teresa de Calcutá, Estrela do Norte

24 – USF Neuza Goulart, Palmeiras

25 – USF Flávio Henrique de Brito, Jóquei

26 – USF Jardel do Amaral, Venda da Cruz

Matérias Relacionadas