Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

São Gonçalo registra o menor número de roubos desde 2005

O 7° BPM tem 877 policiais lotados na unidade

Escrito por Redação | 17 de junho de 2020 - 10:57

Renata Sena 

A antiga fórmula para garantia da segurança pública foi, mais uma vez, comprovada na cidade. Com o isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus, São Gonçalo provou que o aumento de números de policiais militares nas ruas, em relação ao número de habitantes, realmente gera  resultado. A cidade registrou, em abril, o menor número de roubo a transeunte desde 2005. Os roubos de veículos também apresentaram uma queda enorme, registrando o menor número, no mês de abril, desde 2011. 

Enquanto em abril de 2019 o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro registrou 617 casos de roubos a transeuntes, em 2020 a cidade registrou 278 casos. Isso significa uma queda de quase 55% nos números. De janeiro a abril de 2019 a cidade registrou 2791 casos, enquanto nos primeiros quatro meses desse anos foram registrados 1595 casos. 

O número de roubos de veículos também apresentou uma grande queda. De 461 em 2019, contra 147 em abril desse ano. Essa queda representa uma queda de 68%. A soma dos primeiros quatro meses de 2019 totalizou 1774, contra 828 registrados em 2020.

E para a polícia, existem algumas explicações para o fato. "Com menos pessoas nas ruas naturalmente a relação policial x habitante aumentou. Mas esses números são reflexo de um conjunto de coisas como a relação população x, policial,  nova metodologia de policiamento, aporte de recursos humanos como o Projeto Segurança Presente, aporte de recursos materiais, como as novas viaturas e etc" , explicou o coronel Gilmar Tramontini, comandante da unidade de São Gonçalo há quase 11 meses. 

Embora a maioria dos moradores de São Gonçalo tenham ignorado a orientação de isolamento social, que foi recomendada a partir de março, a diminuição do fluxo de pessoas nas ruas garantiu que os 630 policiais militares (prontos para o efetivo no 7°BPM) conseguissem patrulhar com melhor resultado na cidade. 

Contudo, Tramontini destacou que "O 7° BPM vem derrubando os números a muitos meses e é, até o momento, a unidade que mais reduziu o roubo de rua e de veículos em números absolutos". 

Vale lembrar que em 1974 estudos mostraram que eram necessários mil policiais militares para realizar uma cobertura efetiva na cidade. Após 46 anos,com aumento significativo da população e do número de favelas,  e o 7° BPM tem 877 policiais lotados na unidade, com 630 disponíveis para o serviço.

Matérias Relacionadas