Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Confronto entre facções rivais assusta moradores em Costa Barros

Confronto fechou o metrô e alterou circulação de trens

Escrito por Redação | 04 de outubro de 2019 - 07:58

Traficantes da facção Comando Vermelho (CV) entraram em confronto com a facção Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro, na noite da última quinta-feira (03).

Durante o confronto, houve intensa troca de tiros e pelo menos sete ônibus foram incendiados. 

Devido ao confronto entre as facções rivais, o serviço do MetrôRio foi interrompido e a circulação dos trens foi alterada. Até o momento não há informações sobre vítimas.

Em nota a A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor)  informou que repudia o ataque criminoso a sete ônibus ocorridos na noite desta quinta-feira nas proximidades do Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio.

Foram queimados três ônibus da Transportes Flores (729L - Parque São Vicente x Méier/ 720L - Novo Rio x Madureira/ 734L – Vila Norma x Cascadura); dois da Gire Transportes (920 – Pavuna x Bonsucesso); um da Viação Pavunense (688 – Pavuna x Méier) e um da Viação Vila Real (778 – Cascadura x Pavuna). 

Com estes casos, sobe para 206 o número de ônibus incendiados no Estado do Rio desde 2016, dos quais apenas sete veículos foram recuperados e retornaram à operação. Do total, mais de 40% eram climatizados. O custo de reposição se aproxima de R$ 90 milhões, recursos que poderiam estar sendo investidos na melhoria do transporte público com a renovação da frota. A capital é a cidade mais atingida por esse tipo de ação criminosa. Foram 102 casos desde 2016, sendo 15 somente em 2019.

 A população é a maior prejudicada com a redução da oferta de transportes. Um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo necessário para a reposição de um veículo no sistema. Se somarmos a frota incendiada desde 2016 (207), potencialmente, deixam de ser transportados cerca de 14,5 milhões de passageiros nesses veículos.

É importante lembrar que a inexistência de seguro para esse tipo de sinistro e a crise econômica do setor, que tem feito as empresas perderem gradativamente a capacidade de investimento em renovação da frota, tornam inviável a reposição de ônibus incendiados.

Matérias Relacionadas