Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Guarda Municipal prende 4 e recupera 15 celulares furtados em bloco de Carnaval

Ações aconteceram durante apresentação do bloco Vira Lata

Escrito por Redação | 18 de fevereiro de 2019 - 08:15

Guardas municipais prenderam neste domingo, dia 17, quatro homens, sendo um por desacato e três suspeitos de furtar 15 celulares no bloco Vira Lata, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Uma equipe do Grupamento Tático Móvel (GTM) foi alertada por uma mulher que viu o trio furtando telefones celulares. Imediatamente, os agentes efetuaram a abordagem e fizeram a revista encontrando os aparelhos em uma mochila. Os suspeitos foram conduzidos para a 12ª DP (Copacabana). Quatro vítimas que tiveram celulares furtados se apresentaram na delegacia para fazer o registro da ocorrência.

No momento em que a Avenida Prefeito Mendes de Moraes estava sendo reaberta com o enceramento do bloco Vira Lata, uma equipe do Grupamento de Operações Especiais (GOE) viu um homem caído no chão, desacordado e sangrando após ter sido agredido próximo ao antigo Hotel Nacional. Os agentes foram prestar os primeiros socorros e acionaram o Corpo Bombeiros. Um grupo de foliões se aproximou da equipe de forma ríspida, incitando a população e com xingamentos, mas os guardas conseguiram prender Francisco das Chagas Lopes Cabral por desacato, conduzindo-o para a 15 DP (Gávea). O grupo ainda atirou pedras contra a equipe danificando a porta do veículo. Os bombeiros resgataram a vítima de agressão de helicóptero e a levaram para o Hospital Municipal Miguel Couto.  

A Guarda Municipal do Rio atuou com 782 guardas municipais em apoio a 31 blocos de pré-carnaval que desfilaram neste fim de semana (dias 16 e 17 de fevereiro) em diversos bairros da cidade. As equipes atuaram no patrulhamento em geral e em ações de ordenamento urbano e de controle e fiscalização do trânsito, monitorando os pontos de bloqueios para garantir a segurança viária aos foliões. Os agentes ainda realizam a fiscalização no programa Lixo Zero da Comlurb, para coibir o xixi na rua e o lixo no chão.

As ações foram isoladas e integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como a Riotur, as Superintendências Regionais, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e a Comlurb.

Neste domingo, dia 17, as equipes cobriram 17 blocos que desfilaram no Centro e nas zonas Sul, Norte e Oeste da cidade: Vira Lata (São Conrado), Volta, Alice (Laranjeiras), Calma, Calma sua Piranha (Botafogo), Me Esquece (Jardim Botânico), Alegria sem Ressaca (Copacabana), Se cair eu Como e Foliões do Rio (Ilha do Governador), Amigos da Barra (Barra da Tijuca), Banda da Saens Pena (Tijuca), Banda Infantil Bigodinho Esticado (Méier), Multibloco e Chinelo de Dedo (Centro), Coração das Meninas (Gamboa), Morto com Farofa (Campo Grande), Bloco do 1030 (Taquara), Pra se Apaixonar (Quintino Bocaiuva) e Xodó da Piedade (Piedade).

No sábado, dia 16, as equipes acompanharam 14 blocos: Batuquebato (Centro), Liga dos Blocos da Zona Portuária (Gamboa), Desliga da Justiça (Gávea), Banda de Ipanema (Ipanema), Carmelitas (Centro) Imprensa que eu Gamo e GB Bloco (Laranjeiras), Spanta Neném (Lagoa) e Primeiro Amor (São Conrado), Panela de Preta (Curicica) Vou Treinar e Volto Já, Urubuzada e Nem Muda e Nem Sai de Cima (Tijuca) e Seu Kuka e Eu do Grajaú (Grajaú).

Matérias Relacionadas