Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Disputa entre facções rivais leva terror ao ‘Fonsequistão’

Traficantes ligados ao TCP atacaram a Vila Ipiranga, dominada pelo Comando Vermelho

Escrito por Redação | 05 de abril de 2018 - 08:04

Por Thuany Dossares

Um dia depois de moradores do Jardim Catarina, em São Gonçalo, enfrentarem problemas com disputas de territórios entre traficantes de drogas, como OSG mostrou na edição de ontem, na noite de terça-feira foi a vez de quem mora em bairros do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, se ver em meio a tiroteios de facções rivais do tráfico.

Se no Jardim Catarina, a disputa envolveu diferentes grupos do próprio Comando Vermelho (CV), no ‘Fonsequistão’ o confronto foi entre traficantes da Vila Ipiranga e Nova Brasília, dominadas pelo CV, e do Santo Cristo, comandado pelo Terceiro Comando Puro (TCP).

De acordo com relatos de moradores e investigações da Polícia, os traficantes do TCP se reuniram na segunda-feira e ficaram alojados no Morro do Pimba, na Riodades, de onde saíram na noite de terça-feira para atacarem a Vila Ipiranga e Nova Brasília.

Durante cerca de uma hora houve intenso tiroteio, com rajadas, que durou até 20h. Os invasores teriam utilizado o acesso pela Travessa Osório para o ataque, causando pânico entre motoristas que passavam pela via. Moradores gravaram áudios com o tiroteio e divulgaram nas redes sociais.

Até a noite de ontem, os traficantes do TCP, baseados no Santo Cristo, continuavam ocupando as duas comunidades vizinhas. Segundo policiais da 78ªDP (Fonseca), o TCP teria formado um ‘consórcio’ com criminosos de diferentes morros vizinhos, como Santo Cristo, Palmeira, Pimba, Coréia e Coronel Leôncio, para invadir a Vila e Brasília.

A invasão foi ‘financiada’ por Thiago da Silva Folly, o TH da Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré, que integra a cúpula do TCP, que no sábado, enviou ‘soldados’ e armamentos para Niterói.

O ‘bonde’ ficou ‘hospedado’ no Morro do Boa Vista, em São Lourenço, onde acontecia um baile funk que serviu para celebrar a ida dos criminosos dessa comunidade e do Pé Pequeno, até então da Amigo dos Amigos (ADA) para o TCP. Essa troca de facção foi ‘apadrinhada’ por um antigo líder do tráfico no Boa Vista, identificado como Botafogo.

De acordo com as investigações, os próximos alvos do TCP são os morros do Serrão, no Cubango e Juca Branco, no Fonseca, ambos sob domínio do CV. Moradores da Comunidade do Sabão, vizinha ao Boa Vista, que é controlada pela ADA, também estão aterrorizados com notícias de que traficantes locais não obedeceram as ordens para ‘pularem’ para o TCP, que também pode acabar sendo invadida pela fação rival.

Matérias Relacionadas