Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Megaoperação contra o tráfico em comunidades de Niterói

A ação cumpriu 18 mandados

Escrito por Redação | 17 de agosto de 2017 - 07:30

Por Thiago Soares

Forças Armadas auxiliam as Polícias Civil e Militar em grande ação em comunidades de Niterói

Agentes das Polícias Civil e Militar, com apoio de soldados das Forças Armadas, realizaram uma megaoperação entre o fim da madrugada e a manhã de ontem, em diversas comunidades de Niterói. Batizada como ‘Dose Dupla’, a ação cumpriu 18 mandados de prisão. Um militar do Exército acabou baleado em uma das mãos.

A operação, que é um desdobramento de investigações da 79ªDP (Jurujuba) sobre tráfico de drogas, tinha como objetivo cumprir 26 mandados de prisão, dois de busca e apreensão de menores e ainda 34 de busca domiciliar. Segundo informações da Secretaria de Segurança do Estado (Seseg), homens das Forças de Segurança ocuparam, desde o início do dia, as comunidades da Ititioca, Igrejinha, Atalaia, Preventório, Caramujo e Grota.

Entre os 18 mandados de prisão cumpridos, cinco foram contra pessoas que já estavam detidas. Além destes, outros três adolescentes foram capturados. No total, a polícia conseguiu apreender oito carregadores de fuzil, dois coletes balísticos e um quilo de maconha.

Na chegada à comunidade da Ititioca, no bairro de mesmo nome, bandidos armados resistiram e atiraram contra os agentes, acertando um militar do Exército na mão. De acordo com o Comando Militar do Leste, ele está fora de perigo.

Durante a madrugada, a Ponte Rio-Niterói chegou a ser fechada para a passagens das tropas federais. O espaço aéreo de Niterói foi bloqueado até o fim da ação. Apenas helicópteros da polícia tinham permissão para circular pelo céu do município.

Participaram da ação, 2,6 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica, 251 da PM e mais 300 da Polícia Civil.

O diretor geral do interior da Polícia Civil, delegado Celso Couto, adiantou que novas ações poderão ser realizadas em breve.

“Continuamos a procurar delegacias do interior do estado com investigações em fase avançada para podermos realizar novas ações deste porte, com a integração de forças, como aconteceu hoje (ontem)”, disse. Todos os presos foram encaminhados para a Divisão de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).

Associação a roubos

Iniciada em fevereiro deste ano, a investigação sobre o tráfico de drogas nos Morros do Atalaia e Igrejinha é baseada em mais de 10 mil horas de escutas telefônicas. Segundo o delegado titular da 79ªDP (Jurujuba), Cláudio Ascoli, a polícia conseguiu identificar toda hierarquia da quadrilha que atua naquela região e descobrir crimes de autoria de membros do bando.

“Nós observamos que, atualmente, o traficante não fica apenas vendendo drogas, ele desce às ruas e comete um séries de delitos. Verificamos que eles estavam organizados de forma hierarquizada, com uma liderança forte, com um segundo escalão que dava ordens a uma série de traficantes e roubadores perigosos, que traziam transtornos à cidade de Niterói. Identificamos crimes de autoria de alguns deles, como 11 roubos de carro e três homicídios”, explicou Ascoli.

Matérias Relacionadas