Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2372 | Euro R$ 6,1637
Search

Mestre Paulinho Sabiá sofreu tentativa de homicídio antes de ser executado em Niterói

Familiares do Mestre Sabiá estão no Instituto Médico Legal (IML) do Barreto

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de fevereiro de 2026 - 10:47
Mestre Sabiá iniciou sua carreira de capoeira nas ruas de Niterói e se formou no Grupo Senzala
Mestre Sabiá iniciou sua carreira de capoeira nas ruas de Niterói e se formou no Grupo Senzala -

O mestre de capoeira Paulo Cesar da Silva Souza, conhecido como Mestre Paulinho Sabiá, de 65 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na segunda-feira de Carnaval, dois dias antes de ser morto a tiros. Segundo relatos, ele passava por Icaraí quando um homem, a pé, tentou disparar três vezes contra ele, mas a arma do suspeito falhou. Na ocasião, o fundador do Grupo Capoeira Brasil registrou o caso na 77ª DP, mas acreditou tratar-se de algum “doido de Carnaval”.

Na noite da última quarta-feira (18), o capoeirista foi novamente alvo de violência, desta vez fatal. Ele estava no banco do carona de um carro dirigido por sua esposa, quando o veículo parou no sinal do cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. Dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram diversos disparos. Sabiá foi atingido três vezes e morreu no local; a motorista não se feriu.


Leia mais: 

Mestre Paulinho Sabiá é executado a tiros em Niterói


Na manhã desta quinta-feira (19) equipes da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo estão nas ruas buscando imagens que possam auxiliar na identificação do criminoso. A principal linha de apuração aponta para execução, mas outras hipóteses não são descartadas.

Familiares do Mestre Sabiá estão no Instituto Médico Legal (IML) do Barreto, mas ainda não falaram com a imprensa sobre o caso.

Legado na capoeira

Mestre Sabiá iniciou sua carreira de capoeira nas ruas de Niterói e se formou no Grupo Senzala. Em 1989, foi um dos fundadores do Grupo Capoeira Brasil, junto com Beto Simas (mestre Boneco) e Paulão Ceará, transformando a organização em referência mundial, presente em dezenas de países e responsável pela formação de milhares de alunos e mestres.

A morte do mestre provocou grande comoção nas redes sociais. O perfil Grito Marcial lembrou seu legado na capoeira e seu papel na difusão da cultura brasileira.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por 🥊Grito Marcial🥋 (@gritomarcial)

Matérias Relacionadas