Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4279 | Euro R$ 6,3778
Search

Drogas inéditas: Governo registra três novas substâncias ilícitas no Brasil

Um dos psicotrópicos foi identificado no sangue de um paciente internado com intoxicação; Governo monitora situação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de setembro de 2025 - 22:30
Duas substâncias foram encontradas em bala psicotrópica proibida no país
Duas substâncias foram encontradas em bala psicotrópica proibida no país -

Três substâncias psicoativas inéditas no Brasil foram identificadas em território nacional pelo Governo Federal nos últimos dias. Segundo um boletim do Governo divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o Sistema de Alerta Rápido Sobre Drogas (SAR) encontrou duas novas drogas misturadas na composição de produtos alucinógenos ilegais. Já a terceira foi identificada no organismo de um paciente hospitalar de identidade não divulgada.

Duas das substâncias foram localizadas em uma bala alucinógena estrangeira proibida no país. A bala “Magic Mushroom Gummies” continha as substâncias sintéticas “4-hidroxi-N,Ndietiltriptamina(4-OH-DET)” e “4-acetoxi-N,N-dietiltriptamina(4-AcO-DET)”, que nunca haviam chegado ao Brasil. O alucinógeno é proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Leia também:   

➢ Bolsonaro pede autorização do STF para fazer procedimento médico 

➢ Morre a cantora Angela Ro Ro, aos 75 anos


A outra droga foi o “N-pirrolidino protonitazeno”, opioide encontrado no sangue de uma pessoa internada com intoxicação grave. Segundo o SAR, o paciente disse ter consumido álcool e um comprimido de MDMA, outra droga sintética ilegal. A nova droga já foi incluída na lista de drogas proibidas pela Anvisa. Ela já foi identificada no Canadá, na França e na Alemanha.

O SAR continuará monitorando a presença da droga no país. Atualmente, o órgão de fiscalização e pesquisa é formado por integrantes do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Polícia Civil e de laboratórios criminais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Matérias Relacionadas