Policiais do Bope receberão bônus por apreensão de fuzis no RJ
Medida integra plano de redução da letalidade policial

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) receberão, em junho, uma gratificação relativa à apreensão de fuzis, conforme informou o governador Cláudio Castro (PL), nesta segunda-feira (26). A primeira leva da bonificação será de R$ 120 mil, que deverá ser dividida entre 26 policiais militares, em razão da apreensão de 24 armas de longo alcance.
De acordo com o decreto de Cláudio Castro, serão pagos R$ 5 mil para cada equipe de segurança que conseguir apreender um fuzil.
Leia também:
PF deflagra 2ª fase da Operação Fantasos para reprimir golpes financeiros e lavagem de dinheiro
Instituto Assaí dá início à campanha do agasalho no Rio de Janeiro
“Criei esse bônus não apenas como uma forma de estímulo aos policiais, o que já é muito importante, mas também como uma ação estratégica dentro do plano de redução da letalidade policial. No ano passado, as forças estaduais de segurança apreenderam 732 fuzis; este ano, somente a Polícia Militar já apreendeu 264”, disse o governador.
Desde a etapa de apreensão da arma até o pagamento da gratificação, haverá alguns protocolos estabelecidos pelo decreto. Será necessário um laudo pericial do fuzil, realizado pelo Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, que deverá ser anexado ao procedimento policial que iniciou a apreensão da arma.
Além disso, o decreto determina que, quando o policial militar ou civil for afastado disciplinarmente da prática regular de suas atividades, ficará impedido de receber a premiação durante seu afastamento.