Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Da realidade para a telona

Cemitério de animais em Marambaia, São Gonçalo, inspira filme que estreará em 2016

Escrito por Redação | 07 de novembro de 2015 - 21:19

‘Um homem só’ contará a história fictícia de uma herdeira de cemitério de animais. Mariana Caminha é uma herdeira na vida real

Foto: Julio Diniz

Por Dayse Alvarenga e Matheus Merlim

Aos olhos da roteirista e diretora Claudia Jouvin os mais de 40 anos de tradição do Cemitério de Cães, em Marambaia, São Gonçalo, renderam uma boa história de cinema. Para a obra “Um Homem Só”, ela criou a personagem Josie, uma jovem herdeira de um cemitério de animais. Na trama, que só chega às telonas no ano que vem, o papel será interpretado por Mariana Ximenes.

O inusitado, entretanto, está na forma como a realidade imitou a arte. Pouco depois de realizar a pesquisa e construir as características da personagem, a diretora viu seu roteiro ser reconstituído na vida real. Uma outra Mariana, a produtora de moda da família Caminha, de 35 anos, assumiu a herança do sobrenome: a administração do Cemitério de Cães.

Para a real dona do local, Mariana Caminha, a identificação com a personagem Josie está no jeito extrovertido de ser.

“A Claudia sempre disse que o cemitério daria um roteiro de filme e agora surgiu a oportunidade. A Mariana (Ximenes) esteve no Cemitério, conheceu o local e fez um bom trabalho”, contou.

De acordo com a diretora Claudia Jouvin, que é prima de Mariana Caminha, a personagem Josie é inspirada nos seus próprios momentos de adolescência, com um temperamento juvenil e com muita atitude.

“Eu me baseei muito em mim para construir a Josie. Por a Mariana ser a prima que mais se parece comigo, a personagem também lembra muito ela”, indicou.

Antes mesmo de chegar aos cinemas de todo o Brasil, “Um Homem Só” já recebeu prêmios do Festival de Gramado e foi exibido, no início de outubro, na “Mostra de Cinema de São Paulo”. No Sul, foram três títulos: Melhor Fotografia, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.

Mariana Ximenes (Josie) namorará Arnaldo (Vladimir Brichta) (Foto: Divulgação)

História mistura humor, drama e ficção científica

O roteiro do filme foi escrito por Claudia Jouvin há cerca de seis anos. Ela é roteirista da Rede Globo há mais de 12. O longa-metragem marca a estreia dela como diretora de cinema. A produção da obra é de Maria Carneiro da Cunha e da própria Mariana Ximenes, que dá vida à Josie.

No elenco, nomes consagrados como Vladimir Brichta, Ingrid Guimarães, Otávio Müller, Eliane Giardini, entre outros. “É difícil definir um único gênero. O filme mistura comédia, drama e ficção científica. Mas acredito que, sobretudo, seja um romance”, descreve a autora.

A obra narra a história de Arnaldo (Vladimir Brichta) que, para se livrar miséria que viva, procura uma clínica que promete copiar pessoas. Com uma cópia em seu lugar, ele levaria uma vida nova. Mas, ao ter seu pedido negado, Arnaldo não tem outra opção senão tentar mudar o rumo de sua história.

Ao se apaixonar por Josie (Mariana Ximenes), dona de um cemitério de animais, Arnaldo encontra uma chance de ser feliz. Mas nada é tão simples quanto parece.

Matérias Relacionadas