São Gonçalo mantém atendimento a pacientes ostomizados

Núcleo de Atenção à Saúde oferece uma série de serviços

Escrito por Redação 14/11/2021 11:14, atualizado em 14/11/2021 13:15
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2605-8086.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2605-8086. . Foto: Lucas Alvarenga/ Prefeitura de SG

Pacientes especiais, os ostomizados têm o seu dia nacional lembrado na próxima terça-feira (16). Em São Gonçalo, esse grupo tem atendimento especializado no Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada, que além de consultas médicas, distribui bolsas de colostomia e produtos usados para a sua manutenção. Para ter acesso aos serviços, o gonçalense só precisa ter encaminhamento médico e fazer cadastro no local.

O espaço, que está sempre aberto para novos pacientes, oferece atendimento multidisciplinar nas especialidades de Clínica Geral, Enfermagem (com especialização em Estomaterapia), Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Fisioterapia, além de Oficinas Terapêuticas com foco em artesanato e Grupo de Apoio Organizado pela Psicologia e Assistência Social (suspensos atualmente por conta dos protocolos de combate à covid-19).

“Além dos atendimentos e entrega de materiais, a unidade ajuda os pacientes a entender e como cuidar do estoma em suas casas. Durante o tratamento, estimulamos a autonomia e o autocuidado. Mesmo fora do núcleo, o paciente poderá realizar sua limpeza, realizar seu próprio curativo e levar uma vida de qualidade com os materiais que entregamos. Tudo é ensinado e explicado aos pacientes na unidade, que também têm apoio psicológico”, explicou Flávia Medeiros, enfermeira especializada em estomaterapia e é responsável pelo local.

O atendimento e acesso aos materiais são através de uma consulta com a assistente social. Para o agendamento, basta ligar para a unidade através do telefone (21) 2605-8086 ou ir direto à unidade. Caso a bolsa e materiais sejam emergências, o paciente pode ir direto à unidade com encaminhamento de alguma unidade de saúde de São Gonçalo para a retirada. E, no mesmo dia, marcar a consulta com a assistente social, caso não seja dia de atendimento da profissional.

Para realizar o cadastro, basta levar os seguintes documentos com cópias no dia do atendimento: identidade, CPF, comprovante de residência (últimos 3 meses), cartão do SUS, laudo médico com CID e duas fotos 3×4. Após o cadastro, a retirada do material pode ser feita pelo paciente ou outras três pessoas indicadas por ele na ficha. O Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizadas fica na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas