Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Rodrigo Neves oficializa candidatura de Axel Grael à prefeitura de Niterói

Grael terá com vice o deputado estadual Paulo Bagueira, do Solidariedade

Escrito por Redação | 27 de janeiro de 2020 - 18:09

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), lançou nesta segunda-feira (27)  a candidatura do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Axel Grael, à sua sucessão. Grael terá como vice o deputado estadual Paulo Bagueira, do Solidariedade.

O lançamento da chapa que irá disputar as eleições municipais de outubro deste ano reuniu vereadores, deputados e lideranças políticas no Restaurante Seu Antônio, na Região Oceânica, em Niterói.

Axel Grael garantiu que vai dar continuidade às obras em andamento na cidade. Disse ainda que irá cumprir o Plano Niterói que Queremos, um planejamento de longo prazo estabelecido pela gestão de Rodrigo Neves, em 2013. 

“Seremos fiéis a esse planejamento estabelecido para a cidade. Vamos ouvir a sociedade num processo de elaboração de um plano de governo participativo para que a gente receba as demandas e perceba, da melhor forma, a expectativa da população para calibrar ainda mais os planos que desenvolvemos para Niterói”, afirmou o pré-candidato. 

Grael também se comprometeu a dar continuidade no combate à violência e a priorizar programas sociais na cidade.

“Daremos continuidade ao Pacto Niterói Contra a Violência, uma grande inovação do planejamento da gestão e da segurança, não apenas com o foco policial, que é importante. Mas é imprescindível que a gente mantenha todos os programas sociais que estão construídos em torno da segurança pública, na busca da inclusão social”, disse Grael.  

Ao anunciar a candidatura de Axel Grael, Rodrigo Neves lembrou que o pré-candidato “tem amor profundo” por Niterói.

“Um ser humano ímpar por sua integridade, por seu propósito em relação à sociedade, um camarada que foi muito leal ao longo desses oito anos ao meu lado. Axel coordenou a equipe de transição e esteve ao nosso lado nos momentos de alegria e de dificuldade, com lealdade e firmeza. Uma pessoa que tem profundo amor por Niterói”, disse Rodrigo Neves, que também é presidente municipal do PDT. 

“Estou muito feliz porque não tenho dúvida que temos no Axel o perfil mais desejado pelos niteroienses para seguir em frente com esse nosso trabalho na cidade”, afirmou o prefeito. 

Rodrigo Neves destacou ainda o papel de Axel Grael à frente de obras importantes para a cidade, como o túnel Charitas-Cafubá e a infraestrutura da Região Oceânica. São projetos, lembrou o prefeito, que saíram do papel graças ao intenso trabalho de captação de recursos e investimentos através do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), um dos programas liderado por Axel.

Para Rodrigo Neves, a chapa Axel/Bagueira é a cara de Niterói. “O Bagueira é nascido e criado no Barreto e Axel criado em São Francisco. Tenho certeza que os dois farão uma síntese perfeita para o povo de Niterói”, observou o prefeito. “Como cidadão, estarei cobrando o tempo todo para que eles façam cada vez melhor”, observou. 

Bagueira disse que, como vice-prefeito, irá trabalhar para dar continuidade aos projetos do atual governo. “Uma de minhas funções será ajudar a construir a cidade com o programa de governo que vai ter continuidade e com resultados. Sigo nessa missão, neste compromisso para buscar o melhor resultado para a cidade de Niterói. Juntos somos mais fortes.”

Candidatos

Axel Schmidt Grael é engenheiro florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ), funcionário público de carreira, aprovado em Concurso Público para engenheiro florestal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMAC. Na década de 70, iniciou a sua militância ambientalista, liderando iniciativas pioneiras em defesa da Baía de Guanabara e a campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Foi presidente do IEF - Instituto Estadual de Florestas, presidiu a FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões e foi Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Em 2012, elegeu-se vice-prefeito de Niterói (RJ), na chapa do candidato a prefeito Rodrigo Neves, sendo eleito para o mandato 2013-2016. Atualmente é secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão na SEPLAG e desde 1998 toca, junto com sua família, o Projeto Grael.

Paulo Roberto Mattos Bagueira Leal é formado em Direito e foi policial civil entre 1988 e 2014. Foi eleito vereador em Niterói pela primeira vez em 1996. Desde então, foi reeleito 5 vezes: 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Em 2009 assumiu a presidência da Câmara de Vereadores, cargo que ocupou por dez anos. Na sua gestão, implementou projetos de transparência e de interatividade com a população. Entre eles estão a digitalização de leis com consulta pela internet; o Programa Escola de Democracia; o Projeto Cinema; a criação da Câmara em Revista; e a transmissão ao vivo pela internet das sessões legislativas. Atualmente ocupa uma cadeira da Alerj como Deputado Estadual.

Matérias Relacionadas