Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Justiça concede liminar que permite recolhimento de HQ da Marvel na Bienal

Nova decisão da justiça permite que fiscais da prefeitura ''apreendam'' os exemplares

Escrito por Redação | 07 de setembro de 2019 - 16:50

O presidente do Tribunal de Justiça, Claudio de Mello Tavares concedeu uma medida provisória, na tarde deste sábado (7) para suspender a proibição do Município do Rio de Janeiro de recolher o livro ''Vingadores — A cruzada das crianças", que em uma das histórias, traz uma cena com um beijo entre dois rapazes.

A nova decisão da justiça permite que fiscais da prefeitura ''apreendam'' os exemplares da Marvel e quaisquer outros que abordem temas referentes a comunidade LGBT.  Segundo a prefeitura, a justifica para a retirada das obras é de que a Bienal do Livro do Rio é o maior evento literário do Brasil e que os exemplares que tratavam desta temática não possuíam plástico protetor e informações sobre o seu conteúdo. 

"Se afigura algo evidente neste juízo abreviado de cognição, que o conteúdo objeto da demanda mandamental, não sendo corriqueiro, não se encontrando no campo semântico temático próprio da publicação desperta a obrigação qualificada da advertências, nos moldes pretendido pelo legislador", observou o presidente Tavares.

Segundo ele, não houve nenhum impedimento à liberdade de expressão e sua decisão foi fundamentada no interesse público. O desembargador também ressaltou a importância dos pais serem previamente avisados visando o acesso ao teor das publicações que seus filhos lerão e se o conteúdo é adequado à sua maneira de cria-los.

"O que se pretende, nesta restrita via é tão somente evitar riscos de lesão a ordem pública, o que ficou suficientemente demonstrado'', concluiu Tavares

Matérias Relacionadas