Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Jornalistas publicam carta denunciando ameaças à Liberdade de Imprensa

Documento foi escrito após Congresso em Niterói

Escrito por Redação | 18 de julho de 2019 - 10:35

Por Rennan Rebello

A ‘Carta de Niterói’ que denuncia ameaças à liberdade de Imprensa, foi divulgada ontem aos meios de comunicação. O documento foi redigido no Congresso organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, o SJP-RJ, em 5 de julho, na Câmara Municipal de Niterói.

Na carta aberta, dois jornalistas da região, assassinados recentemente, foram lembrados: Robson Giorno, morto em maio, era dono do jornal ‘O Maricá’; e Romário Barros, executado no mês passado, era o responsável pelo portal ‘Lei Seca Maricá’.

“Os jornalistas reunidos no Congresso Estadual de Jornalistas, em Niterói, comemorando os 65 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, se posicionam contra o momento extremamente grave para o país e Estado do Rio de Janeiro com as tentativas de desqualificar a Imprensa, através da censura, intimidação, fechamento de veículos de comunicação, atos de violência e assassinatos, como os mais recentes na cidade de Maricá, onde foram vítimas, dois jornalistas em menos de um mês: Robson Giorno e Romário Barros (...) Este retrocesso da Democracia e do Direito à Liberdade de Informação fazem com que o Brasil ocupe a quarta posição no Mundo de países que mais mataram jornalistas. No Estado do Rio de Janeiro, os assassinatos de jornalistas são alarmantes, com 29 mortes, que até hoje não foram esclarecidas totalmente”, manifestaram os jornalistas no ofício.

Para acessar o conteúdo da ‘Carta de Niterói’ na íntegra, basta acessar o link: https://sindicatojornalistasrj.org.br/2019/07/17/a-carta-de-niteroi/

Matérias Relacionadas