Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Niterói apresenta projeto de dragagem do Canal de São Lourenço

O planejamento visa reestruturar o setor naval da cidade

Escrito por Redação | 13 de junho de 2019 - 12:06

A Secretária de Fazenda de Niterói, Giovanna Victer, apresentou na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o projeto de dragagem do Canal de São Lourenço. A obra é considerada vital para a reestruturação do setor naval e para alavancar a economia da cidade com a geração de empregos, serviços e aumento na arrecadação de impostos. A proposta da Prefeitura é aumentar a profundidade do calado de sete para 12 metros, o que vai permitir o acesso de embarcações de maior porte que operam no pré-sal.

“Queremos fortalecer a indústria naval e as empresas de offshore com investimentos na economia local. Nós vamos fazer um estudo de viabilidade econômica para demonstrar que os empregos e o ISS vão ser gerados. As empresas defendem a posição de Niterói que é muito bem localizada para o reparo naval. É progresso e dinamismo”, afirma Giovanna.

A secretária ressaltou ainda para a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, para o secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, e para o presidente do Instituto estadual do Ambiente (INEA), Claudio Dutra, que o projeto do Canal de São Lourenço não é apenas de dragagem, mas de circulação hídrica desde a criação do Plano ‘Niterói Que Queremos’, em 2013.

Além de constar na Carteira de Projetos 2017-2020 para a área de resultado ‘Niterói Próspera e Dinâmica’.

“É uma retroalimentação, uma vez que o investimento no plano estratégico do setor naval vai tornar ainda mais robusta a economia do município”, explicou o secretário estadual Delmo Pinho.

Representante da indústria na apresentação, o presidente da Representação Leste Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano Alves, destacou a importância da revitalização da indústria naval: “A indústria vem perdendo protagonismo. É a oportunidade de retomada do setor naval. A prefeitura vê oportunidade de desenvolver a cadeia de negócios. Os leilões do pré-sal estão aí e é hora de as empresas escolherem as suas bases”, finalizou.

Matérias Relacionadas