Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Curso preparatório 'Pré-Enceja' abre inscrições, em Maricá

Prova para o exame acontece no dia 4 de agosto

Escrito por Redação | 21 de abril de 2019 - 08:30

A 2ª edição do curso preparatório para o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Pré-Enceja), oferecido pela Prefeitura de Maricá, tem inscrições até o dia 5 de maio para quem quiser se preparar para a prova, marcada para o dia 4 de agosto. A novidade deste ano é a inclusão de mais dois polos de estudos localizados na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro, e na Escola Municipal Mariza Letícia, na Chácara de Inoã, que se somam aos dos condomínios ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Inoã e Itaipuaçu.


Para se inscrever, o aluno deverá acessar o formulário no site da Prefeitura e preencher os dados. De acordo com a coordenadora geral do Pré-Enceja, Carol Souza, qualquer pessoa pode participar da avaliação, que certifica a graduação nos níveis ensino fundamental (a partir do 15 anos) e médio (a partir dos 18 anos).


“Basta que a pessoa tenha vontade de estudar e esteja motivada. Às vezes, falta o estímulo dentro de casa e a maioria dos nossos alunos é de gente que está há anos fora da sala de aula”, constata ela, lembrando que as aulas vão acontecer às segundas e quartas-feiras, sempre da 19h às 21h30. Os professores serão da mesma equipe do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, também sob a coordenação pedagógica do professor William Campos.


Em 2018, 59 alunos do Pré-Enceja passaram na prova. Muitos dos que participaram o curso no ano passado vão retornar nesta nova edição, como Neurimar de Lima Siqueira, que mora em Inoã. Aos 56 anos, ela certificou o ensino fundamental em 2018 e agora vai em busca do diploma médio.


“O curso foi uma bênção para mim, pois eu tinha parada na 6ª série e estava havia mais de 30 anos sem estudar”, lembra ela, que se afastou dos estudos aos 15 anos e teve quatro filhos, e um deles sofreu um acidente vascular cerebral há pouco tempo.


“Por causa disso, tive dificuldade em frequentar as aulas e estudei pelo material e com o pouco que tinha assistido. Achei que não ia conseguir, mas passei. Gostei muito de fazer”, garantiu.

Matérias Relacionadas