Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Grupo organiza manifestação para acompanhar possível desvio de verbas de cemitérios

CPI chegou a ser instaurada para investigar o caso

Escrito por Redação | 18 de janeiro de 2019 - 10:43

Por Dayse Alvarenga e Vítor d'Avila

O Movimento São Gonçalo Melhor vai realizar, na próxima terça-feira (22) às 13h30, uma manifestação em frente à sede da Promotoria de Justiça de São Gonçalo do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), em Santa Catarina. O motivo é saber como andam as investigações do órgão sobre a denúncia de recebimento, por parte da mulher e chefe de Gabinete do prefeito José Luiz Nanci, Eliane Gabriel, de dinheiro indevido desviado de enterros realizados em cemitérios municipais.

A denúncia foi feita, ao MP-RJ e à Câmara dos Vereadores de São Gonçalo, por Paola Ribeiro Amaral, ex-funcionária da administração municipal. Ela teria sido demitida por não concordar em repassar os valores ilegais diretamente à Eliane Gabriel, segundo informou o vereador Sandro Almeida (PHS).

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada pelos vereadores de oposição Lucas Muniz (PMN), Sandro Almeida (PHS), Maciel (PTN), Jalmir Junior (PRTB), Salvador Soares e Vinicius (ambos PRB), Gilson do Cefen (PRP), Nathan (PSB) e Professor Paulo (PCdoB). No entanto uma manobra dos vereadores da base de Nanci impediu, em dezembro do ano passado, que os trabalhos da CPI dos Cemitérios tivesse continuidade.

O MP-RJ informou, através de nota a O SÃO GONÇALO, que “a 1ª Promotoria Justiça de Tutela Coletiva de São Gonçalo esclarece que as investigações não vislumbraram qualquer apropriação indevida das verbas funerárias, que foram aplicadas no próprio município, revertidas em reformas e na aquisição de bens, tudo devidamente comprovado por documentos e notas”.

“Estaremos cobrando um posicionamento do MP referente à denúncia do desvio de verbas dos cemitérios públicos da cidade. Vamos cobrar um esclarecimento da Promotoria. Quando buscamos obter uma resposta, o órgão diz que o inquérito está correndo sob segredo de Justiça. Queremos que o MP tome as medidas”, afirmou o estudante Luan Victor, de 18 anos, e idealizador do Movimento São Gonçalo Melhor.

Já a Prefeitura de São Gonçalo, também por meio de nota, informou que “está atuando com total transparência e focada no restauro e ampliação dos cemitérios da cidade. O governo ressalta ter arrecadado R$ 1.533.257,06 - somente nesta gestão. Tudo está devidamente documentado. A atual gestão do prefeito José Luiz Nanci tem agido no combate aos desvios de verba pública em todos os setores”.

Procurados por O SÃO GONÇALO, os vereadores Jalmir Junior e Lucas Muniz não atenderam às ligações da reportagem.

Matérias Relacionadas