Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Prefeitura de Maricá faz parceria com o Estado para melhorar a educação

Convênio será iniciado já em 2019

Escrito por Redação | 17 de maio de 2018 - 11:01

A partir de 2019, o Jardim Atlântico, no distrito de Itaipuaçu, terá uma escola de ensino médio de tempo integral e profissionalizante. O funcionamento da unidade só se tornou possível por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Maricá e o governo do Estado. Na manhã de ontem, o prefeito Fabiano Horta e o secretário estadual de Educação, Wagner Victer conversaram sobre o convênio para oficializar a parceria, na sede da secretaria, no Rio de Janeiro.

Na reunião, da qual também participaram a deputada estadual Rosangela Zeidan e a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa, foi discutida a inclusão de matérias que mostrem a vocação turística de Maricá e de logística portuária, além de maior carga horária nas disciplinas de português, matemática e inglês. Também foi assinado termo de cooperação para que o município ajude o Estado na conservação e melhorias das escolas estaduais, bem como o de um estágio remunerado para os alunos que fazem o Curso Normal, que forma professores, no Colégio Estadual Elisiário Matta.

A nova escola no Jardim Atlântico terá capacidade para 15 salas de aulas e será construída com módulos habitacionais climatizados. Atenderá somente em regime de tempo integral.

Para o prefeito Fabiano Horta as parcerias são importantes para a cidade avançar. “Há tempos estamos realizando essas parcerias e contando com a ajuda importante da deputada Zeidan, que vem articulando reuniões com órgãos do Estado para feitura das obras. Essa escola em Itaipuaçu será um marco para a cidade. A prefeitura vai construir a escola e o Estado irá disponibilizar os profissionais. Além disso, estamos concluindo as obras do Instituto Federal Fluminense que será uma escola técnica para contribuir para a formação dos nossos jovens”, avaliou o prefeito.

O secretário Wagner Victer disse que as matrículas para a escola de Itaipuaçu já serão abertas esse ano. “A escola levará o nome de Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, que morou em Maricá, e tem grandes serviços prestados à Educação. O projeto de engenharia foi desenvolvido nos últimos 6 meses a partir de um trabalho conjunto entre as equipes do estado e da Prefeitura. Devemos assinar a parceria em junho no Palácio Guanabara”, afirmou.

Já para a deputada Rosangela Zeidan, o bom momento que Maricá vive com recursos dos royalties e boa gestão dos impostos municipais garantem que a cidade arque com obras que seriam de responsabilidade do Estado. “Já fizemos convênio com o Proeis, trazendo mais policiais militares para a cidade, com o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), para que o município pudesse fazer obras e recuperasse a Rodovia Amaral Peixoto. Sei bem da forte demanda que Itaipuaçu tem com relação à Educação e essa escola vai melhorar muito a vida de quem mora naquela região”, analisou a deputada.

A secretaria de Educação, Adriana Luiza da Costa, disse que o projeto pedagógico será discutido com a Secretaria de Estado. “O conteúdo que será abordado na escola será de suma importância para o desenvolvimento dos alunos e para a formação profissional. Também vamos ajudar a dar uma revitalizada nas escolas do estado e no curso normal, que forma profissionais para trabalhar também na cidade. Estamos pensando na Educação como um todo”, finalizou a secretária.

Veja mais notícias:

Niterói vai expandir o ‘Programa Médico de Família’

Alteração na lei do Bilhete Único entra em pauta na Alerj

INSS muda atendimento para salário-maternidade e aposentadoria por idade

Matérias Relacionadas