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Edital de licitação para implementar novas linhas nas barcas sairá em 75 dias

Atual concessionária rescindiu contrato

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de agosto de 2017 - 11:30
O conteúdo da licitação foi apresentada em audiência pública na comissão da Alerj ontem
O conteúdo da licitação foi apresentada em audiência pública na comissão da Alerj ontem -

A nova empresa responsável pelo transporte por barcas no Rio de Janeiro terá um ano, a partir da assinatura do contrato, para apresentar uma série de estudos para a implementação de três novas linhas, que ligarão a Praça XV às cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias e aos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão). A exigência deverá constar no edital de licitação do serviço, que tem previsão de ser lançado em 75 dias. As informações foram divulgadas pelo secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) ontem.

Segundo o presidente da comissão de representação que acompanha a licitação pela Alerj, deputado Zito (PP), os novos estudos poderão abrir possibilidades de trajetos para outras cidades.

“Foi uma reunião muito positiva e espero que, em breve, tenhamos um avanço no transporte aquaviário”, declarou.

O deputado Gilberto Palmares (PT), no entanto, foi mais crítico, argumentando que o edital deveria definir como obrigatória a implementação das novas linhas. O secretário explicou que esses estudos são necessários e a imposição da obrigatoriedade impactaria na participação da iniciativa privada. “Com bases nas premissas dos estudos das linhas existentes, será possível comparar e tomar a decisão de execução de outros trajetos”, disse o secretário.

O edital será internacional, tendo um prazo de inscrição de 60 dias para que empresas estrangeiras possam vir ao país fazer um estudo de campo. Além disso, a Secretaria de Transporte irá analisar a incorporação de 188 sugestões feitas, até o início do mês, em consulta pública online, cabendo a Procuradoria-Geral do Estado emitir o parecer final ao edital.

Recordando – Em 2015, a CCR Barcas, atual concessionária de transporte aquaviário, entrou com um pedido de rescisão de contrato – feito pela Barcas S/A, em 1998. A empresa informou que, devido a prejuízos financeiros nos três anos anteriores, não tinha mais interesse em operar o transporte. O Governo atendeu ao pedido este ano e abriu o processo de licitação. O sistema de barcas do Rio de Janeiro é a 4ª maior operação aquaviária do mundo e transporta, atualmente, mais de 70 mil passageiros por dia.

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