Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Mergulhão já está pronto e será inaugurado sábado em Niterói

Melhorias no trânsito do Centro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de agosto de 2017 - 09:00
Mergulhão vai facilitar tráfego, já que motoristas não precisarão parar em sinais de trânsito.
Mergulhão vai facilitar tráfego, já que motoristas não precisarão parar em sinais de trânsito. -

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Ecoponte, com apoio da Prefeitura de Niterói, inauguram o mais novo equipamento de mobilidade urbana - o Mergulhão da Praça Renascença - no próximo sábado. Foram dez meses de obras, que culminaram na nova passagem subterrânea incorporada ao trecho da Ponte Rio-Niterói e tem o objetivo de desafogar o tráfego, principalmente de coletivos que vêm do Terminal João Goulart pela Avenida Feliciano Sodré em direção à Avenida do Contorno e Alameda São Boaventura.

A obra, obrigatória na nova concessão da Ponte realizada em 2015, tem 511 metros de extensão, um total de 150 metros de trecho subterrâneo e três faixas de rolamento com três metros de largura cada. A passagem subterrânea terá iluminação de LED, moderno sistema de drenagem e a operação será da Concessionária Ecoponte, responsável por monitorar o trecho 24 horas por dia.

O limite de velocidade do mergulhão será de 40 km/h, que deverá ser acessado por quem trafega pela Avenida Feliciano Sodré e Rua Manoel Pacheco de Carvalho em direção à Alameda. A passagem subterrânea estará disponível para veículos de passeio, de carga, motocicletas e, principalmente, coletivos. O Mergulhão irá desafogar o tráfego na região, ao descartar a necessidade do sinal no cruzamento das Avenidas Feliciano Sodré e Jansen de Melo.

Concessão – Com 13,2 quilômetros de extensão, a BR-101/RJ (Ponte Rio- Niterói) foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, pela primeira vez, em 1º de junho de 1995, pelo período de 20 anos. Findo o prazo, o trecho foi leiloado, pela segunda vez, em 18 de março de 2015. A nova concessão, que fez parte da 3ª etapa do programa de concessões rodoviárias, iniciou em 1º de junho de 2015.

É preciso prestar atenção às mudanças no tráfego do entorno dos acessos

Os veículos provenientes da Feliciano Sodré e Manuel Pacheco de Carvalho deverão acessar o mergulhão para seguir em direção à Contorno ou Alameda São Boaventura;

Quem vier da BR-101 em direção à Contorno poderá acessar o novo retorno antes da Praça Renascença para seguir em direção à via;

O motorista que vier da BR-101 ou da Ilha da Conceição em direção à Alameda São Boaventura deverá seguir pela Jansen de Melo, acessar a Rua Heitor Carrilho, depois a Manuel Pacheco de Carvalho e acessar o mergulhão;

Quem vier da Zona Sul pela Jansen de Melo em direção à Alameda deverá dobrar à direita na Rua São Lourenço (na altura da Avenida Marechal Deodoro), depois na Avenida Benjamin Constant e dobrar à direita para acessar a Alameda.

Leia também:

Policiais Militares que salvaram crianças são homenageados na Câmara de Niterói

Niterói é a melhor do Estado em gestão de finanças

Matérias Relacionadas