Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Niterói fará consulta pública sobre Guarda armada

Prefeitura quer saber a opinião dos moradores

Escrito por Redação | 09 de agosto de 2017 - 10:26

A Prefeitura de Niterói fará uma consulta pública, no dia 29 de outubro, para saber a opinião dos moradores sobre o armamento da Guarda Municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante a formatura de 91 guardas no Curso de Qualificação Profissional (CQP), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, ontem.

Poderão participar da consulta pública, todos os moradores da cidade que estiverem com seus direitos eleitorais assegurados na data da consulta.

“O cidadão de Niterói será convidado a participar da consulta pública que a Prefeitura de Niterói, de forma democrática, vai fazer para decidir sobre o novo papel que a Guarda Municipal deve exercer diante dos desafios da segurança pública”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves destacou os investimentos feitos na Guarda Municipal nos últimos anos, com ênfase na formação e treinamento dos agentes, o que qualifica a corporação para novos desafios.

“Essa é uma decisão muito estratégica e muito importante para Niterói. A Guarda não substituiria a Polícia Militar no confronto direto à criminalidade, ao tráfico de drogas. Ela faria aquilo que a Polícia Militar deixou de fazer na cidade por falta de efetivo, por falta de infraestrutura, que é a ação ostensiva nos locais de grande movimentação da cidade e nos bairros, para que a gente tenha uma Niterói melhor para se viver e ser feliz”, enfatizou.

Formação – O Curso de Qualificação Profissional, com ênfase em gestão e estratégia, teve carga horária de 336 horas e foi destinado aos guardas que têm entre 10 e 20 anos de efetivo serviço. Os agentes aprenderam sobre gestão de conflitos, conhecimento do espaço urbano, o papel dos movimentos sociais, sistemas de inteligência, saúde física e mental, entro outros temas. Participaram da formação, 88 guardas de Niterói, dois de Rio Bonito e um de Silva Jardim.

“A Guarda Municipal passa por um novo momento. Ganhamos uma nova sede com a construção da Cidade da Ordem Pública, tivemos nosso efetivo dobrado e estamos apostando na qualificação dos agentes com a realização de cursos como este. Uma guarda de excelência não se ganha, se constrói. E é isso que estamos fazendo. Até 2020, chegaremos a mil guardas na cidade, que é o limite permitido”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Matérias Relacionadas