Reviravolta: Quaquá desiste de candidatura à presidência do PT em apoio a líder do MST
O apoio a João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST visa fortalecer uma alternativa ao ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, nome preferido pelo presidente Lula (PT)

Informações divulgadas pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (8), surpreenderam os apoiadores do prefeito de Maricá, Washington Quaquá. O político decidiu abrir mão de sua candidatura à presidência do PT (Partido dos Trabalhadores) em apoio a João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
A decisão do prefeito visa fortalecer uma alternativa ao ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, nome preferido pelo presidente Lula (PT) para o comando do partido.
A movimentação será anunciada oficialmente durante a reunião da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), marcada para ocorrer em Brasília. O convite formal a João Paulo Rodrigues será feito nesta sexta-feira (9), durante a Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada em São Paulo.
Leia também:
Estudante morto na ditadura pode entrar para livro de heróis no Rio; Entenda
STF começa a julgar mais um núcleo da tentativa de golpe de Estado
Caso o coordenador nacional do MST recuse o convite, Quaquá deve retomar sua candidatura.
Enquanto isso, aliados de Lula intensificam as negociações para consolidar o nome de Edinho Silva. Segundo um levantamento feito por integrantes da legenda, o pré-candidato lidera em diversos estados, o que fortalece ainda mais sua posição.
Porém, neste cenário da possível entrada de Rodrigues na disputa, o que pode acontecer é a formação de duas chapas dentro da mesma corrente interna, acirrando ainda mais a disputa pela presidência do Partido dos Trabalhadores.