Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Alerj derruba veto do governador e Tamoio vira patrimônio cultural do estado

Novos donos do clube, que foi vendido em um leilão, queriam alterar estrutura do local

Escrito por Redação | 28 de junho de 2022 - 17:06
Novos donos do clube, que foi vendido em um leilão, queriam alterar estrutura do local
Novos donos do clube, que foi vendido em um leilão, queriam alterar estrutura do local -

O veto do governador Cláudio Castro sobre o tombamento do Clube Tamoio de São Gonçalo foi derrubado, nesta terça-feira (28), pelo plenário da ALERJ. Assim, o tradicional clube será tombado como patrimônio cultural do estado. A iniciativa é da deputada estadual Zeidan (PT) e visa preservar o patrimônio do centenário espaço na segunda cidade mais populosa do estado e que ficou conhecido com os famosos desfiles de gala nos carnavais das décadas passadas.

O Projeto de Lei foi aprovado em 2 de março e depois vetado pelo governador, retornando à Casa Legislativa que derrubou o veto nesta terça-feira, 28 de junho.

"É uma vitória do nosso mandato e dos parlamentares fluminenses que entenderam a importância de manter a tradição de um clube tão importante como o Tamoio, mas a vitória maior é da população gonçalense que terá preservada parte de sua história. O Tamoio foi palco da abertura de inúmeros carnavais do nosso estado, com desfiles luxuosos de fantasias. A preservação dessa cultura precisa ser mantida. Fico feliz por ter trazido essa discussão", defendeu Zeidan.


Leia mais

Alerj decide hoje sobre veto do governador ao tombamento Tamoio


O Clube Tamoio era tombado em âmbito municipal e teve seu destombamento aprovado pelos vereadores de São Gonçalo, após ter parte de suas instalações vendidas num leilão para arcar com uma dívida trabalhista. No entanto, o espaço segue um imbróglio judicial que não permite que sejam alteradas ou até mesmo derrubadas como sinalizaram que seria possível com o destombamento municipal.

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça, o descumprimento da liminar configura crime de desobediência e ato atentatório, podendo acarretar multa de R$ 50 mil por ato praticado em desconformidade com a decisão e com a decisão legislativa fica agora inviável qualquer mudança nas dependências do Tamoio.

Tags:

Matérias Relacionadas