Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Lula revogará teto de gastos se for eleito, diz presidente do PT

Campanha de Lula não buscará ouvir "mimimi" do mercado, afirmou Hoffmann

Escrito por Redação | 10 de janeiro de 2022 - 14:25
Gleisi Hoffman, presidente do PT, e o ex-presidente Lula
Gleisi Hoffman, presidente do PT, e o ex-presidente Lula -

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, disse que se o ex-presidente Lula vencer a eleição de 2022 irá revogar a lei que instituiu o teto de gastos, criado em 2016 durante o governo de Michel Temer. A declaração foi feita em entrevista ao blog da Malu Gaspar, do jornal O Globo.

"O teto de gastos está desmoralizado e deve ser um dos primeiros a serem liquidados. Bolsonaro fez o orçamento de guerra e muitas outras coisas fora do teto aos olhos do mercado e agora querem exigir de nós respeito ao teto?", questiona a petista

A petista também afirmou que a política de preços da Petrobras e a reforma trabalhista também estão na mira para serem revogados. Gleisi afirmou que quer demonstrar aos grandes empresários que, com Lula, o Brasil terá uma guinada à esquerda e não se preocupará com os donos do capital.

"Não tem necessidade de carta ao povo brasileiro, as pessoas já conhecem o Lula. Não precisamos mais de um Palocci”, afirma Gleisi em referência ao primeiro ministro da Fazenda de Lula, que tinha como uma de suas virtudes o trânsito fácil no empresariado.

Gleisi afirmou que Lula não ouvirá "mimimi" do mercado. No entanto, o presidente Lula buscará alguém com perfil empresarial, e não um "guru" que acalme o mercado. 

"A única coisa que não vamos fazer é quebrar contratos, como o Bolsonaro fez com os precatórios. O resto nós vamos fazer. E não tem mimimi do mercado. Um país que não tem dívida externa, que tem este mercado consumidor não pode ter o povo com fome e sem renda”. 

A presidente do PT também afirmou que, diferente do que o partido fez em 2002, na eleição deste ano não haverá uma "Carta ao povo brasileiro". Na primeira eleição de Lula para a Presidência, o partido divulgou uma carta onde assume responsabilidades e afirma que faria um governo voltado para o social, mas sem deixar de lado a responsabilidade fiscal. 

Segundo Gleisi, a eleição de 2022 é mais ideológica que política. Por conta disso, segundo a presidente, o partido tem que dizer claramente o seu ponto de vista sobre a economia, mesmo que isso assuste potenciais aliados, como Geraldo Alckmin, ventilado como vice ideal para Lula. 

“Ele conhece o que pensamos e o que defendemos, nunca escondemos nossas posições", reforça Gleisi. Ela também diz que o povo brasileiro "já conhece Lula", e isso seria mais um motivo pelo qual não há necessidade de divulgar uma carta expondo as ideias do partido.

Matérias Relacionadas