Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Pesquisa Genial/Quaest: Lula segue na liderança, seguido de Bolsonaro e Moro

Levantamento também apontou queda na reprovação do governo Bolsonaro

Escrito por Redação | 08 de dezembro de 2021 - 15:47

Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta quarta-feira (8) mostrou que o cenário para as eleições de 2022 continua favorável ao ex-presidente Lula (PT). O levantamento da empresa de inteligência apontou que o petista continua liderando em todos os cenários, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Atrás de Lula aparecem o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-juiz federal Sérgio Moro (Podemos).

No pesquisa estimulada considerando sete pré-candidatos, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.

Nas simulações de segundo turno, Lula vence em todos os cenários: 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

O levantamento foi feito presencialmente entre os dias 2 e 5 de dezembro, com 2.037 entrevistas em 120 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro, de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O estudo que vem monitorando a avaliação do governo desde julho foi feito pela Quaest.

Diminuição na reprovação do governo

A pesquisa também apontou uma queda na reprovação do governo Bolsonaro. Em novembro, 56% dos entrevistados não aprovava a gestão do atual presidente. No levantamento divulgado hoje, o número é de 50%. Esta foi a primeira queda desde julho, quando o índice era de 45%. A aprovação oscilou de 19%, no último mês, para 21% desta vez.

Apesar da queda no cenário nacional, o Nordeste foi a única região que registrou aumento na reprovação do governo. Em novembro, registrava 60%, e aumentou 1% neste mês. A aprovação entre os nordestinos também oscilou negativamente: de 16% para 14% no mesmo período. A região em que o governo Bolsonaro mais avançou  foi o Sul do Brasil , caindo e 54%, no último mês, para 40%, em dezembro. A aprovação aumentou sete pontos percentuais: de 19% para 26%, no mesmo período.

Matérias Relacionadas