Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Datafolha: Lula venceria segundo turno com 56%, contra 31% de Bolsonaro

Bolsonaro é o candidato mais rejeitado, segundo o instituto

Escrito por Redação | 17 de setembro de 2021 - 19:51
Lula e Bolsonaro lideram a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17)
Lula e Bolsonaro lideram a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) -

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta sexta-feira (17) mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria as eleições em um eventual segundo turno com Jair Bolsonaro (sem partido). O levantamento também mostra que o atual presidente é o candidato mais rejeitado pelos entrevistados, seguido de Lula e João Dória (PSDB).

No primeiro turno, o Lula aparece com 44% das intenções de voto, aparecendo como primeiro colocado. O presidente Jair Bolsonaro mantém a segunda colocação, com 26% das intenções de voto. Os números dos dois no primeiro turno se referem a um cenário em que Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) são incluídos como candidatos. De acordo com o Datafolha, eles têm 9%, 4% e 3% das intenções de voto, respectivamente.

Votos brancos e nulos somam 11%, enquanto 2% não souberam responder. A margem de erro e de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostrou uma leve redução das intenções de voto do ex-presidente Lula em relação ao último levantamento do Datafolha, feito em julho, no qual o petista aparecia com 46% das intenções de voto; Bolsonaro, com 25%; Ciro tinha 8%; Doria, 5%; e Mandetta, 4%.

No cenário onde o candidato do PSDB é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Lula aparece com 42%; Bolsonaro, 25%; Ciro, 12%; e Leite e Mandetta aparecem empatados, com 4% cada. Votariam branco ou nulo são 11%, e 2% não souberam responder. No último levantamento, os porcentuais dos candidatos neste cenário eram de 46%, 25%, 9%, 3% e 5%, respectivamente.

Segundo turno

O Datafolha traçou cinco cenários possíveis no segundo turno. No primeiro deles, com Lula e Bolsonaro, o petista lidera com 56% das intenções de voto, ante 58% no último levantamento. Bolsonaro teria 31%, o mesmo porcentual registrado na pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 13%, e 1% não soube responder.

No cenário onde Lula concorre João Doria, o petista teria 55%, ante 56% registrados em julho. O governador de São Paulo aparece com 23%, ante os 22% registrados no último levantamento Brancos e nulos são 22%, e 1% não respondeu.

Caso a disputa fosse entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o pedetista venceria por 52%, de acordo com o Datafolha, contra 33% de Bolsonaro. Brancos e nulos seriam 15%, e 1% não respondeu. Em julho, o levantamento apontava 50% para Ciro, contra 34% do atual presidente.

Em uma disputa contra Bolsonaro e Dória, o tucano venceria com 46% dos votos, enquanto o presidente alcançaria 34%. Brancos e nulos somam 19%, e 1% não soube responder. Na última pesquisa, os porcentuais eram de 46% e 35%, respectivamente.

No cenário de Lula e Ciro, o ex-presidente venceria com 51% dos votos, contra 29% do pedetista. 19% votariam nulo ou em branco, e 1% não soube responder.

Rejeição

O Instituto Datafolha apurou ainda a rejeição dos principais candidatos. O atual presidente Jair Bolsonaro lidera a lista, com 59% dos eleitores afirmando que não votariam nele. Em seguida, Lula aparece com 38%, seguido por Doria, com 37%, e Ciro, com 30%.

A rejeição de Bolsonaro se manteve igual desde o último levantamento, enquanto a de Lula subiu um ponto porcentual. Também se manteve a rejeição ao governador de São Paulo e houve queda de um ponto na de Ciro Gomes.

O Datafolha entrevistou 3.667 pessoas com 16 anos ou mais, de forma presencial, em 190 cidades brasileiras, entre os dias 13 e 15 de setembro. 

Matérias Relacionadas