Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Após quatro anos paradas, obras da BR-493 serão retomadas em Itaboraí

Marcelo Delaroli recebeu o Ministro da Infraestrutura e Diretor-Geral do DNIT

Escrito por Redação | 31 de julho de 2021 - 09:15
A retomada das obras e a futura concessão da BR-493 irão melhorar a fluidez do trânsito
A retomada das obras e a futura concessão da BR-493 irão melhorar a fluidez do trânsito -

Após quatro anos de obras paradas, os moradores de Manilha e Itambi terão mais segurança e melhor acesso e retorno na via. Nesta sexta-feira (30/07), o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Santos Filho, na visita às obras de execução na BR 493/RJ, no segmento do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro localizado entre Manilha e Itambi, em Itaboraí. 

“A retomada das obras e a futura concessão da BR-493 irão melhorar a fluidez do trânsito, trazer nova iluminação e segurança para população de Itaboraí, que agradece  ao governo federal. Estamos felizes com a visita do ministro olhando com carinho para nossa cidade, em atender uma reivindicação antiga. Muito nos incomodava a quantidade de assaltos e com essa retomada estamos virando uma página de um passado de insegurança nessa rodovia”, disse o prefeito. 

Nessa primeira etapa serão sete quilômetros de obras para a conclusão de três passagens inferiores (viadutos), obras de intervenção no pavimento e recapeamento de vias laterais e trechos duplicados inacabados. O prazo para execução das obras é de 270 dias. Segundo o ministro Tarcísio Gomes de Freitas as obras são uma preparação para concessão do trecho que já está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU).

“Mais uma vez estamos nos apropriando de uma obra que ficou parada pelos governos anteriores. Já estamos com o processo de concessão bem adiantado no TCU, mas não dava para esperar. Temos uma preocupação muito grande para melhorar a segurança dessa via e elevar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. O Arco Metropolitano é estratégico para o estado do Rio e receberá muitos investimentos” explicou o ministro.

O prefeito, o ministro e o diretor-geral do DNIT visitaram as obras, posaram para fotos com admiradores e conversaram sobre como a retomada das obras levará desenvolvimento para região através da recuperação da trafegabilidade do segmento com a eliminação de pontos críticos da rodovia. 

Acompanhando as autoridades, estavam também o deputado federal, Gutemberg Reis; o diretor-geral do Conleste, Hédio Maturana; o secretário municipal de Serviços Públicos, Uilton Viana Filho; o presidente da Câmara Legislativa de Itaboraí, Elber Corrêa, além dos vereadores Marquinho Orelha, Marcos Alves, Rafael Vitorino e Alexandre Coqueiro mais os diretores das empresas responsáveis pelas obras.

Matérias Relacionadas