Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Homeopatia: tratamento eficaz também em animais

Escrito por Redação | 08 de maio de 2017 - 15:30

 Tratamento bastante utilizado na medicina humana, a homeopatia também encontra lugar no campo veterinário e ganha espaço em Niterói, São Gonçalo e região. Diferente da alopatia, que utiliza medicamentos tradicionais, a homeopatia é uma terapia que trata não somente os sintomas da doença, mas o todo o indivíduo como corpo, mente e energia interligados. Conforme a "humanização" dos animais vem crescendo a cada geração, as doenças também acabam se tornando semelhantes à dos humanos e uma solução é o tratamento com homeopatia também como prevenção, já que os efeitos colaterais são mínimos ou nenhum.

"A grande maioria das doenças é tratável com homeopatia. A eficácia costuma ser grande, pois o animal responde fácil ao tratamento homeopático. Geralmente, o que vejo é que a homeopatia é a última alternativa a ser procurada pelos donos, mas a única a trazer retorno no fim das contas, na maioria das vezes", explica a médica veterinária Caroline Guimarães, da FarmarioVet, em Niterói.

As doenças mais comuns que são tratadas nos pets são tumores, problemas urinários, alérgicos, articulares, renais e emocionais como ansiedade e estresse, de acordo com a especialista. As formas de tratamento são por meio de soluções, aromaterapia ou tabletes, que podem vir "disfarçados" de biscoitinhos para melhor receptividade do animal.

Há ainda o auto-nosódio, quando o medicamento é preparado sob medida para determinada doença, com amostras patológicas do próprio animal. Com vários estudos científicos direcionados à homeopatia no Brasil, há, porém, quem desconfie da eficácia dos medicamentos homeopáticos por estarem acostumados à medicina convencional. "O mito de que a homeopatia não é eficaz ou que há uso de placebos e funciona apenas devido ao psicológico das pessoas cai por terra quando o tratamento é aplicado aos animais, pois eles não têm essa consciência. Quando estão sendo medicados, não sabem que estão sendo medicados. Então, quem trata com homeopatia, vê que o efeito acontece por completo mesmo, a melhora é visível", acrescenta Caroline Guimarães.

Além de cães e gatos, que são os animais de estimação mais comuns, a homeopatia se estende também aos animais de grande porte, como os rurais.

Serviço

FarmarioVet

Rua São João, 165

Centro, Niterói

Telefone: 3617-7065

Grupo Tudodvet

Rua Comandante Ari Parreiras, 1865

Porto Velho, São Gonçalo

Telefone: 2606-8780

Matérias Relacionadas