Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Planejamento é essencial para ter um animal

Escrito por Redação | 08 de maio de 2017 - 15:19

 Para quem é apaixonado por animais, ganhar um de presente pode ser a realização de um sonho. Mas esse sonho pode se tornar um pesadelo se não houver o mínimo de planejamento na hora de receber o bichinho especialistas, a primeira questão que deve ser levada em conta ao presentear ou receber um pet em casa é a prévia investigação. Em outras palavras, é importante saber se a pessoa realmente tem vontade e condições financeiras de ter um animal. Se for uma criança, é essencial saber se os pais vão topar, já que serão eles que vão cuidar efetivamente.

“Tem que haver consenso. Há quem ache que ter um animal irá solucionar os problemas de solidão ou luto, por exemplo. Mas você não sabe se a pessoa está em condições psicológicas para se tornar responsável por um animal. Isso é muito sério porque é daí que vêm muitos animais abandonados”, argumenta a médica veterinária Silvia Barreto.

Na opinião da especialista, o aconselhável é nunca presentear alguém com um animal ‘de surpresa’. “Há casos em que o animalzinho conquista todos os membros da família. É muito importante haver consenso”, acrescenta.

Dona da Labradora Pérola, de 1 ano e 6 meses, a estudante Aretha Dossares, de 20 anos, conta que não houve planejamento para a chegada da “bolinha de pelo”, mas a ideia de ter um cãozinho em casa foi acordada com todos da família. “Não teve planejamento nenhum. Eu pedi num dia e no outro fomos comprar, nem pensamos. Compramos tudo com ela. Morremos de amores, compramos tudo para ela, só faltou colocar um bercinho. Sofremos até ela se acostumar, porque antes ela ficava com os irmãos e quando veio para casa, precisava ficar sozinha e, às vezes, chorava muito”, conta Aretha.

Além da Pérola, Aretha também conta com a companhia da Peteca, uma SRD (Sem Raça Definida) de um ano. De porte grande e com muita energia acumulada, as cadelas são, ao mesmo tempo, os xodós e os “terrores” da casa. Com a mudança de uma casa menor para uma com um grande quintal, a dupla foi a mais beneficiada da história, pois agora pode correr, pular e brincar à vontade.

Cada raça para um dono

Entre os fatores que devem ser levados em conta na hora de presentear alguém, seja um familiar ou amigo, estão a raça, idade e também o porte do animal.

Para quem mora em apartamento, não é aconselhável, por exemplo, um Labrador por ser um cão que tem muita energia. “Mesmo que se adapte, é preciso que alguém disponha de tempo para sair com o animal, fazer uma caminhada diária para gastar essa energia”, explica Silvia Barreto.

Os cães de grande porte, em geral, costumam ter uma infância mais tardia. Então, mesmo que já estejam com um ano e meio ou dois anos, continuam agindo como um bebê gigante dentro de casa. Já no caso dos cães de pelo longo ou no caso dos gatos, a preocupação é dobrada com os cuidados com escovação e ida frequente ao pet shop. Há também as crianças que sofrem com alergias aos pelos. Portanto, ficam restritas a outras escolhas de animais de estimação.

Matérias Relacionadas